Início » Review » VLC Media Player – Review deste tradicional software

VLC Media Player – Review deste tradicional software

O VLC Media Player é um dos mais tradicionais reprodutores de mídia. Muitos passaram a usar o VLC Media Player como um substituto ao Windows Media Player.

Bem antigo, mas extremamente atualizado e popular, este programa continua ganhando novos usuários por todos os seus recursos e facilidades.

Entenda rapidamente com nosso review como é o VLC Media Player.

O que é o VLC Media Player?

VLC Media Player

De modo geral, o VLC Media Player é um reprodutor de mídia de código aberto, isto é, um software open source, onde se baseia em licenciamento, que possibilita o acesso do usuário, da análise e até mesmo alterações do código-fonte, sempre com o intuito de melhorar o programa.

O VLC é bastante reconhecido por ser capaz de reproduzir uma variedade incrivelmente ampla de formatos de vídeo.

Um dos principais pontos favoráveis do VLC Media Player é sua gratuidade, não existindo qualquer versão premium que ofereça recursos adicionais.

Nesse caso, o download do programa já fornece todas as ferramentas existentes.

Como é de código aberto, os desenvolvedores podem estar sempre criando plugins para download ou recursos extras, o que permite uma integração fácil com outros programas e serviços de vídeo online.

Você pode usar várias ferramentas de personalização que ajustam a reprodução dos vídeos e áudios, além de skins que customizam a aparência do reprodutor.

Recursos do VLC Media Player

São alguns dos recursos presentes no VLC Media Player:

  • Reprodução de quase todos os formatos de vídeo e áudio,
  • Possibilidade de aumento do volume em até 200%,
  • Pesquisa, download e instalação de legendas,
  • Criação de lista de reprodução,
  • Reprodução de arquivos ZIP sem necessidade de descompactação,
  • Reprodução de arquivos torrent enquanto eles ainda estão sendo baixados,
  • Pesquisa e adição de capas de álbuns,
  • Conversão de arquivos de um formato para outro,
  • Gravação de tela.

Como comentado, o VLC Media Player suporta mais de 50 formatos distintos, não requerendo pacotes de codec para grande parte dos formatos.

VLC Media Player: vale a pena?

programa VLC Media Player

Sim. Por ser conhecido no mercado há longos anos, o VLC Media Player é uma referência em softwares de reprodução de áudio e vídeo.

Seu maior diferencial está no fato de ser capaz de agradar tanto usuários iniciantes quanto aqueles que já têm experiência com outros programas do estilo.

A presença de ferramentas avançadas é interessante para quem quer aprender ainda mais a mexer no software, como é o caso da criação de rádios pessoais e função de ajustes detalhados do som. Para quem já tem experiência, pode aproveitar com mais facilidade tais recursos.

O VLC Media Player tem uma interface bastante simples e que procura transmitir agilidade no uso, sempre prezando em atender aos usuários que não têm interesse em funções complexas.

Você pode usar o VLC no modo janela ou tela cheia, dependendo de suas necessidades, por isso é possível fazer outras tarefas enquanto o VLC reproduz algum áudio ou vídeo, sem que haja travamento ou distorções.

Além dos menus e comandos na tela, você pode descobrir os atalhos de teclado que também podem ser usados no software, caso seja do seu feitio.

Para quem tem dúvidas, o VLC Media Player conta com uma qualidade de reprodução de vídeos que suporta conteúdos em alta definição. O áudio não sofre com problemas, nem passa por ruídos.

Em suma, o VLC Media Player é um programa completo e que merece sua análise. Se você já o usa, comente conosco sua opinião!

Comente