Quanto ganha um Youtuber e como ganhar dinheiro no Youtube

Você é hard usuário de redes sociais e perde as contas de quantos vídeos assiste por dia? Então você já deve ter se perguntado quanto ganha um Youtuber não é mesmo? Ou como ganhar dinheiro no Youtube. 

A realidade é que hoje em dia perguntar para uma criança o que ela gostaria de ser quando crescer e receber a resposta “Youtuber” é muito comum. Por que sim, ser Youtuber, ou “influencer” já pode ser considerado uma profissão. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer dessa uma atividade realmente lucrativa não é nem um pouco simples. Muitos fatores influenciam o sucesso de um canal no Youtube e na maioria dos casos, mesmo com bons números de visualizações, a rentabilidade pode não ser a esperada. Se quiser saber mais sobre quanto ganha e como ganhar dinheiro sendo Youtuber, continue lendo o artigo.

Quanto ganha um Youtuber?

Produzir vídeos para o Youtube é uma tarefa que exige tempo, conhecimento de edição de vídeos e ferramentas que garantam uma boa captação de imagem. Ou seja, além de tempo, possivelmente seja necessário investir um valor inicial para começar a produzir.

Nesse momento pode surgir o pensamento de que apesar  do esforço o retorno financeiro deve compensar, não é mesmo? Infelizmente, nem sempre.

Os valores gerados pelo Youtube são pagos em dólares e calculados pela unidade CPM, que quer dizer custo por mil. O valor do CPM varia entre U$ 0,25 e U$ 4,50. Ou seja, isso quer dizer que, a cada  mil visualizações em um vídeo, o produtor de conteúdo recebe uma média entre esses valores. 

Sendo assim, chegamos a conclusão de que para ganhar um valor razoável é preciso produzir vídeos em grande quantidade, postar frequentemente e todos esses vídeos precisam ter um número considerável de visualizações. 

Quanto ganha um Youtuber Rico e Famoso

Casos de sucesso como o de Whinderson Nunes e Felipe Neto são raros de acontecer, e exigiram um trabalho árduo e dedicação durante anos. Seus canais super populares, assim como outros casos, contaram com vários fatores para atingir o patamar que estão hoje.

O primeiro de todos é sem sombra de dúvidas o tempo. Sim, por que quando esses dois lançaram seus canais, ser Youtuber era uma novidade. Isso quer dizer que a concorrência entre canais de assuntos parecidos era muito menor que hoje em dia, então construir uma audiência era um pouco mais “fácil”.

Outro fator importante foi o conteúdo, pois como dito no parágrafo anterior, os conteúdos eram muito originais. Foi nessa época que os maiores canais nasceram e muitos deles são considerados referências até hoje.

Seguindo o raciocínio, esses canais que surgiram primeiro tiveram mais tempo para criar e crescer muito suas audiências, por isso, conseguem faturar muito usando o Youtube. Se bem que, como já falamos anteriormente, os números precisam ser realmente expressivos  para conseguir ficar rico com a plataforma de videos.

Veja uma comparação para entender melhor:

1. Canal Felipe Neto

cala felipe neto quanto ganha um youtuber

  • 37 milhões de Inscritos
  • Média de visualizações mensais: 210 milhões
  • Faturamento mensal estimado: Entre U$52.000,00 e U$830.000,00.

2. Canal Duda Fernandes 

canal duda fernandes

  • 2,5 milhões de Inscritos.
  • Média de visualizações mensais: 2 milhões
  • Faturamento mensal estimado: Entre U$526,00 e U$8.000,00

Então, se você tinha dúvidas de quanto ganha um Youtuber, pode  ver que mesmo um canal na casa dos milhões muitas vezes recebe um valor muito abaixo do que o esperado. Ah, e deixando claro que esses Youtubers devem ganhar um valor no meio termo do mínimo e máximo. Claro que não estamos dizendo que o valor recebido pela Youtuber Duda Fernandes é muito baixo, de maneira alguma,afinal pra quem sabe o valor de um salário mínimo no Brasil concorda que essa pode ser uma quantia muito atraente. Porém, levando-se em conta que a Duda produz de 3 a 5 vídeos semanais e tem uma equipe que trabalha com ela, talvez para ser realmente lucrativo, esse valor deveria ser maior. 

E lembrando que esses números de seguidores e visualizações não são fáceis de conseguir. Segundo uma pesquisa realizada com produtores de conteúdo no Youtube, apenas 15% conseguem que seus vídeos alcancem mais de 10.000 visualizações. E essa é a realidade dessa plataforma. 

Como Ganhar dinheiro no Youtube?

A forma de ganhar dinheiro com o vídeos publicados na plataforma é a monetização. A monetização acontece por meio de inserção de anúncios nos seus vídeos. A cada 1000 visualizações no anúncio o usuário recebe um valor “x”. 

Para ativar a opção de “monetizar” o Youtube impõe alguma regras:

  • Ter conteúdo 100% autoral (isso quer dizer que não pode ser usado nenhum material de terceiros, incluindo músicas);
  • Ter pelo menos 1000 inscritos no canal;
  • 4000 horas de conteúdo visualizado no último ano;
  • Seguir as diretrizes de conteúdo do YouTube;
  • Ter ótimos resultados de engajamento no canal (inscritos, likes e comentários).

Claro que hoje, quem não consegue sobreviver apenas com a grana da plataforma, se construir uma audiência significativa tem algo que muitos sonham: fama. E a fama pode trazer o dinheiro que apenas o site não consegue. Isso acontece porque muitos vlogueiros acabam se tornando os ditos “influencers” o que quer dizer que, mesmo não tendo números na casa do milhão, se tiver na casa das centenas de milhares, podem fechar parcerias e até mesmo fazer publicidade de produtos.

Esse, sem dúvida é o jeito mais fácil de usar o youtube para ganhar dinheiro hoje em dia e de quebra ganhar algum reconhecimento.

Outras alternativas para ganhar dinheiro produzindo vídeos

Como você pode perceber o Youtube não é a plataforma mais fácil para se ganhar dinheiro com vídeos não é mesmo. Mas ele pode servir como uma ferramenta de marketing para atrair espectadores para os seus vídeos em outras plataformas financeiramente mais atraentes.

Por exemplo, se você tem o intuito de criar um curso sobre algum assunto o qual você entende muito.Se simplesmente criar um canal no Youtube para postar as vídeo aulas talvez você acabe dando aulas de graça se não conseguir atingir número suficiente de visualizações. Agora, se você decidir publicar esse curso em uma plataforma como a Udemy ou a Hotmart, plataformas de cursos online, você cobra um valor para que as pessoas acessem seu curso e essa renda é dividida entre a plataforma e você. Não é necessário ter milhares de interessados no seu conteúdo, com alguns alunos já é possível faturar bem. O Youtube aqui entra apenas como plataforma de divulgação do seu curso.

Outra alternativa, aí entrando na questão de parcerias e patrocínios de marcas como falamos no tópico anterior, é o Instagram. Lá também, se você tiver um bom número de seguidores, pode divulgar vídeos mais curtos de algumas marcas que te contrate como influencer e faturar algum dinheiro com isso.

Enfim, a bem da verdade é que hoje em dia há muitas opções além do Youtube a serem exploradas para conseguir ganhar dinheiro na internet. 

E então, você gosta de produzir vídeos e já pensou em ser Youtuber? E qual foi a sua reação ao saber quanto ganha um Youtuber mesmo com grande número de inscritos e visualizações? Conta pra gente nos comentários.

Deixe seu Comentário

WebGo Content