Placas do YouTube РQuais ṣo e como conquistar?

É inegável que a internet revolucionou a forma como o mundo se comunica. Além de aproximar as pessoas, a web também criou novos meios de comunicação. E alguns deles trouxeram consigo carreiras profissionais sonhadas por muita gente.

Um dos maiores exemplos disso é o YouTube, a maior ferramenta mundial de reprodução de vídeos. Afinal, se antes muitos sonhavam em trabalhar na TV, hoje o objetivo de milhões de pessoas é alcançar o sucesso fazendo vídeos sem sair de casa.

Youtuber virou profissão, e muitos deles alcançaram o tão almejado sucesso, conquistando fama e dinheiro. E para estimular esse sonho que hoje é compartilhado até por crianças do mundo inteiro, o YouTube criou as famosas placas.

Quer saber como funciona esse sistema? Então continue no texto que nós vamos explicar melhor quais são as placas e como conquistar cada uma delas.

Placas do YouTube

Quais as placas do YouTube e como conseguir

Também conhecido como Botão Play do YouTube, esse prêmio é um reconhecimento do YouTube para com os canais mais populares do site. Se trata de uma maneira que a plataforma encontrou para incentivar a melhoria no nível dos conteúdos produzidos.

São cinco placas diferentes que seguem um sistema de metas, cada uma correspondendo a um marco de inscritos alcançados. Elas são troféus com o formato do símbolo do botão de reprodução do YouTube, por isso o nome “Botão Play”. Além disso, as placas têm tamanhos diferentes de acordo com o nível: quanto maior o marco alcançado, maior o troféu.

Vale lembrar que estes prêmios são diferentes daqueles que reconhecem os melhores vídeos da plataforma. Além do mais, as placas só são fornecidas para canais que atendem os critérios das diretrizes do YouTube.

Quer saber quais são as Placas do YouTube? Atualmente, existem cinco níveis de Prêmios para Criadores:

Placa de Prata

Placa de Prata Youtube

Prêmio para canais que alcançam 100 mil inscritos. Não se sabe ao certo quando esta marca foi alcançada pela primeira vez. Mas acredita-se que tenho sido em meados de 2007 pelo canal Smosh, dos comediantes norte-americanos Anthony Padilla (que deixou o canal em 2017) e Ian Hecox.

Placa de Ouro

Placa de Ouro Youtube

Prêmio para canais que alcançam 1 milhão de inscritos. O primeiro milhão de inscritos da história do YouTube foi conquistado pelo canal Fred em 7 de abril de 2009. Fred era um personagem criado pelo ator norte-americano Lucas Cruikshank, e ganhou até uma trilogia de filmes.

No Brasil, o primeiro a chegar a marca foi o canal Não faz sentido, de Felipe Neto, em 2012.

Placa de Diamante

Placa de Diamante YouTube

Prêmio para canais que alcançam 10 milhões de inscritos. Mais uma vez, foi o Smosh o primeiro canal a conquistar a marca, em 25 de maio de 2013.

Entre os brasileiros, o primeiro a ganhar a Placa de Diamante foi o Porta dos Fundos, que passou muito tempo sendo o maior canal do país.

Até 2016, este era o prêmio máximo que um canal podia alcançar, mas aí as coisas ficaram mais sérias.

Placa de Rubi

Placa de Rubi YouTube

Para canais que alcançam 50 milhões de inscritos. Em 18 de dezembro de 2016, PewDiePie se tornou a primeira pessoa no YouTube a chegar a este nível. Assim, a Placa de Rubi foi criada especialmente para o seu feito.

Pouquíssimos canais alcançaram esta marca. Entre eles está o brasileiro KondZilla, maior canal do país e até o momento o único a conquistar a placa.

Placa de Diamante Vermelho

Placa de diamante vermelho YouTube

Para canais que alcançam 100 milhões de inscritos. Até o momento, somente quatro canais conseguiram bater esta meta, entre eles dois do próprio YouTube: Music e YouTube Movies. Os outros dois são PewDiePie e o indiano T-Series – maior canal de todos os tempos. O T-Series foi o primeiro a chegar à marca, em maio de 2019, e atualmente lidera o ranking mundial com mais de 136 milhões de inscritos.

Agora que você conhece as placas do YouTube, pretende tentar conquistar alguma delas? Não é fácil, mas conta pra gente nos comentários se este é um objetivo seu.

Felipe Matozo

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e professor de teatro. Cobaia da cultura multitarefas do mundo atual, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content