Músicas sem Direitos Autorais – Melhores sites para baixar em MP3

Todo produtor de vídeos para o Youtube ou Facebook sabe como é complicado a questão do uso de músicas nos vídeos. Isso acontece, porque essas plataformas, e várias outras, notificam usuários que usam trilha sonora protegidas por direito autoral. Por isso, é importante ter acesso a bancos de músicas sem direitos autorais para incluir nas produções que serão postadas online.

Por sorte, hoje em dia, a internet oferece uma infinidade de opções para download desse tipo de material. Sendo assim, nenhum produtor de conteúdo pode se sentir desamparado na hora de dinamizar suas películas usando fundo musical.

A seguir nós te apresentamos 5 ferramentas disponíveis online para baixar musicas sem direitos autorais, e evitar dor de cabeça.

1. Dig CC Mixter

musicas sem direitos autorais - plataforma dig cc mixter

Essa plataforma é um banco de musicas grátis onde além de baixar faixas, é possível compartilhar as próprias músicas para que outros usuários também baixem.

É um dos sites mais populares entre produtores de conteúdo já tendo ultrapassado, segundo o próprio site, mais de 1 milhão de vídeos que usaram suas faixas.

A biblioteca de faixas é dividida por gênero, instrumento e estilo o que facilita a procura pela música ideal. Depois de encontrar é só fazer o download sem precisar fazer cadastro no site.

2. Free Music Archive

O Free Music Archive é um banco de músicas sem direitos autorais e com grande qualidade. Ideal para quem precisa construir uma boa trilha sonora para curtas e longas metragem.

A busca pelas faixas é feita por gênero, instrumental e duração do áudio. Mas atenção, antes de utilizar uma das músicas disponíveis no site, é bom ficar por dentro das regras de licença da faixa. Isso porque algumas delas podem exigir nomeação do compositor nos créditos de produção.

Outro ponto interessante da ferramenta, é que além do banco musical ela também conta com um blog com várias dicas para incrementar seus vídeos, além de abordar outros assuntos relacionados à produção musical. Vale a pena conferir.

3. Incompetech

 

Um banco de músicas super completo que também conta com uma pesquisa por faixas facilitada. No Incompetech os sons podem ser buscados por gênero, humor e tempo de reprodução.

A interface do site é muito prática e é possível ouvir cada faixa antes de baixar. O download também não pede cadastro de usuário o que facilita ainda mais o uso dessa ferramenta.

Uma coisa legal sobre o Incompetech é que ele foi criado por um compositor americano, Kevin Macleod, que já compôs mais de 2 mil canções livres de direitos autorais. Apesar disso, é bom ficar atento as licenças necessárias para fazer uso das músicas disponíveis no site, ok!?

4. Bensound

músicas sem direitos autorais - bensound

O Bensound é uma das plataformas mais utilizadas por produtores de vídeo e realmente conta com um banco de áudio muito legal.

A forma de busca no site é separada por categorias como instrumentos musicais, estilo e humor. Também é possível pesquisar direto pela barra de busca.

Para utilizar as faixas do Bensound nos seus vídeos é bom ficar atento às regras do site, porque existem algumas especificações sobre as formas de uso. No mais, é uma plataforma com interface agradável onde é possível ouvir cada faixa antes de fazer o download.

5. Youtube Audio Library

 

E quem produz conteúdo particularmente para o Youtube tem uma vantagem em relação a trilha sem direitos autorais. Isso porque o próprio Youtube conta com a sua biblioteca de músicas sem direitos autorais para serem usadas nos vídeos de seus usuários.

Assim como nas outras ferramentas, as faixas são separadas por categoria, basta baixar e usar nas suas produções. Mas atenção, esteja por dentro da licença de utilização desses áudios, em especial se a ideia é publicar o vídeo em outras redes sociais. Isso porque algumas faixas podem ter seu uso liberado exclusivamente para uso na plataforma do Youtube não sendo permitido fora de lá. Enfim, toda a atenção é bem vinda. Saiba aqui mais detalhes sobre como usar o YouTube Audio Lbrary. 

Mas por que utilizar apenas músicas sem direitos autorais?

Bom, pra começo de conversa, porque, dependendo da forma de uso das trilhas COM direitos autorais, isso pode até ser considerado crime. Pois é.

A lei de Direitos Autorais protege artistas e suas produções de serem usadas como forma de geração de lucro para terceiros. Isso pode ser enquadrado como plágio ou uso indevido de obra o que pode acarretar no pagamento de multa e até prisão.

Agora, falando em específico do seu conteúdo, se a sua ideia é monetizar os seus vídeos no Youtube, por exemplo, com o uso de material protegido essa já não é uma opção. O Youtube corta os repasses de valores para vídeos que não tenham conteúdo 100% original ou livre de direitos autorais.  Além disso, dependendo de quem seja o dono dos direitos da música, o vídeo pode até mesmo ser tirado do ar, ou pior, a conta do usuário pode ser encerrada.

Lembrando que, essas práticas não são exclusivas do Youtube, elas também valem para Facebook, Instagram e outras plataformas. E não se iluda com alguns tutoriais por aí que “ensinam” como burlar esses sistemas, hein! Os algoritmos dessas redes estão cada vez mais afiados para identificar uso indevido de músicas e caso você seja pego utilizando algum tipo de manipulação do sistema, você pode sofrer um banimento dessas redes por tempo indeterminado.

O melhor de tudo, é garantir um conteúdo dentro da legalidade e zerar as possibilidades de dor de cabeça.

Entenda melhor como funciona a Lei de Direitos Autorais aqui.

Como baixar vídeo do YouTube nos melhores aplicativos para celular gratuitos

A importância da Trilha Sonora no Audiovisual

Quer entender um pouco mais sobre porque a escolha da trilha sonora é tão importante em qualquer produção audiovisual? Então dá uma conferida nesse vídeo do canal “Omeleteve” onde o Bruno da Silva explica mais sobre a relação entre a emoção da imagem e a trilha que a acompanha.

Lembrando que, apesar do foco do vídeo ser as produções cinematográficas, os mesmos princípios se aplicam a todos os gêneros de produções. Então, bora escolher com muito cuidado as faixas que estarão no seu vídeo 😉

E então, curtiu a nossa lista com as melhores plataformas para baixar músicas sem direitos autorais? Se você já usou alguma delas, deixa a sua opinião nos comentários para a gente saber.

Deixe seu Comentário

WebGo Content