5 Melhores Bancos de Imagens gratuitos para usar fotos de alta qualidade

Quem trabalha diretamente com imagens, seja para postá-las em artigos ou redes sociais, enfrenta um problema: a dificuldade de encontrar opções gratuitas (sem direitos autorais) de boa qualidade.

Uma forma de contornar esse problema é adotar o uso de bancos de imagens gratuitos, que têm funcionamento simples: basta utilizar a ferramenta de busca para encontrar o que precisa.

Mas, quais seriam os melhores bancos de imagens gratuitos disponíveis atualmente? Listamos todos eles neste post. Conheça-os, saiba suas vantagens e aproveite para utilizá-los.

1- Pexels

O Pexels é uma plataforma com imagens e vídeos que podem ser utilizados gratuitamente por qualquer um, seja com finalidade pessoal ou comercial. Além das opções gratuitas, o site também trabalha com a possibilidade de compra de fotos, se o usuário tiver interesse.

Trata-se de um banco com uso descomplicado, basta buscar imagens utilizando o campo de pesquisa ou utilizar o menu com sugestões de temas mais buscados, inclusive como banco de vídeos gratuito

Se quiser ainda mais facilidade no uso do Pexels, é possível baixar a versão em aplicativo para dispositivos com sistema operacional iOS ou Android, ou ainda extensões / plug-ins para o Chrome e Photoshop.

2- Pixabay

O Pixabay é um banco royalty free com mais de um milhão de imagens e vídeos de alta qualidade que podem ser utilizados para projetos comerciais ou pessoais de forma gratuita.

Todo o material do Pixabay é de alta qualidade e fácil de obtido, é só utilizar o campo de busca para procurar imagens ideais para seus projetos. Nele, digite uma palavra-chave e clique em “pesquisar”.

Outra forma de encontrar imagens gratuitas é navegar no menu “explorar”, que exibe fotos populares/mais buscadas pelos usuários da plataforma. Inclusive, essa é uma boa opção para conhecer o banco e saber se ele atende prontamente suas necessidades.

Além disso, o Pixabay oferece outras ferramentas para facilitar o uso do banco de imagens, como um plug-in para WordPress e outro específico para o Photoshop, para pesquisar e baixar imagens na famosa ferramenta de edição.

3- Flickr

O Flickr é uma plataforma que funciona como rede social de fotógrafos, além de um poderoso banco de imagens. Mas, há uma pegadinha: nele existem imagens gratuitas e pagas, sendo uma plataforma essencial para a divulgação de fotos profissionais.

Para não correr o risco de selecionar imagens pagas/com direitos autorais, recomenda-se que em suas buscas utilize o filtro “uso comercial permitido”, item que está disponível no canto superior esquerdo da página assim que uma busca é realizada.

O banco de imagens tem funcionamento semelhante aos seus concorrentes. Para encontrar o que deseja, basta utilizar o campo de busca, digitando nele palavras-chave.

Se estiver procurando uma forma otimizada de uso do Flickr, é interessante investir na versão em aplicativo da ferramenta, podendo baixá-la em dispositivos com sistema operacional iOS e Android.

4- Unsplash

O Unsplash chama a atenção por seu grande acervo, com mais de um milhão de imagens gratuitas para o usuário fazer o que quiser. Todas possuem alta qualidade e são tiradas por fotógrafos profissionais.

Dá para encontrar imagens incríveis no Unsplash utilizando o campo de busca do banco ou então sua seção “explore”, disponível no menu principal superior da plataforma.

O banco de imagens Unsplash também está disponível via aplicativo para dispositivos com sistema operacional iOS, bem como em um plug-in especial para o navegador Chrome.

5- Freepik

O Freepik disponibiliza gratuitamente imagens, vetores, entre outros materiais, tudo gratuitamente para seus usuários. Se quiser ter acesso a um conteúdo exclusivo, é possível investir no plano pago (o Premium) do banco de imagens.

Além de garantir o acesso ao conteúdo exclusivo, o plano pago não demanda citar o autor das fotos em eventuais publicações. Já o gratuito tem essa obrigatoriedade na maioria das imagens.

A ferramenta disponibiliza um campo de busca para o usuário encontrar rapidamente imagens para seu projeto. Além disso, é possível verificar o material do banco de imagens navegando pelo seu menu de fotos, que é dividido em diferentes categorias, te ajudando a escolher muito material para seus trabalhos de edição de imagem, incluindo fontes para o Photoshop.

O usuário ainda conta com a facilidade de utilizar filtros para refinar sua busca por imagens na plataforma, o que acaba entregando resultados mais precisos e de acordo com as necessidades.

Para fazer download das imagens do Freepik não é preciso fazer cadastro no site, o que agiliza e otimiza a experiência do usuário.

Comente conosco qual é o banco de imagens gratuito que você utiliza e cite sua experiência.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content