Efeitos de Transição no Sony Vegas – Como adicionar e Lista de Melhores efeitos

O Sony Vegas é um dos editores de vídeo mais utilizados pelos profissionais de mídias digitais. Uma de suas maiores vantagens, é que este programa é mais fácil de ser utilizado do que outros da mesma linha.

Um dos recursos disponibilizados pelo Sony Vegas, é a adição de transição entre uma cena e outra, que deixa o vídeo melhor finalizado e eleva a qualidade do produto final. Confira abaixo o tutorial sobre como adicionar efeitos de transição no Sony Vegas.

O que são transições de vídeo?

As transições de vídeo são efeitos inseridos entre cortes de clipes ou cenas. Sua finalidade é deixar o corte mais suave, menos abrupto quando o vídeo está sendo reproduzido. No programa Sony Vegas, esses efeitos podem ser encontrados na aba Transitions.

O programa contém diversos modelos pré-definidos ou você pode buscar por efeitos específicos pela caixa de busca. Os efeitos mais comuns utilizados pelos editores são os Dissolve, Flash, Fade in, Fade out e Push.

Transição de vídeo

Tutorial

Os efeitos de transição podem ser adicionados de maneira muito simples no Sony Vegas. Há alguns caminhos para fazer esse processo.

Opção 1: use um preset

Passo 1 – Importe um vídeo ou imagem para a linha do tempo do Sony Vegas (exemplo: duas cenas de vídeo, dois vídeos, duas fotos ou uma foto e um vídeo);


Passo 2 – Arraste os dois clipes de mídia para a sua linha do tempo;

Mídia Sony Vegas


Passo 3 – Dissipe os dois clipes em um único vídeo arrastando o segundo vídeo sobre o primeiro. O primeiro clipe fica representado pela letra A e o segundo pela letra B;

Sony Vegas Editor


Passo 4 – Abra o visualizador de efeitos;
Efeitos no Sony Vegas


Passo 5 – Adicione o efeito de transição. Para isso, clique sobre o botão “Transições” localizado acima da linha do tempo. Em seguida, escolha o efeito que deseja. Para visualizar o efeito antes de inseri-lo, passe o cursor sobre o modelo de transição. Confira a lista de efeitos disponíveis na janela e clique para abrir mais opções, se necessário. Arraste a transição desejada para a linha do tempo;


Passo 6 – Assim que soltar o mouse, o efeito será adicionado e uma janela “Eventos de Vídeo FX” será aberta. Nessa janela, os efeitos da transição adicionada são mostrados afim de que sejam configuradas conforme sua necessidade. Para acessar essa janela, também é possível pressionar o botão “Propriedades de Transições”, localizado logo acima da linha do tempo;


Passo 7 – Para salvar uma alteração no efeito, salve o perfil em “Preset”;



Passo 8 – Salve o resultado no formato de vídeo desejado.
Exportar vídeo no Sony Vegas


Efeito Especial

DICA: Aprenda a fazer efeitos especiais aqui 

Opção 2: Manual

Para adicionar os efeitos de fade in e fade out, por exemplo, puxe as bordas coloridas localizadas nos cantos do vídeo e escolha a duração de cada efeito. Para adicionar o efeito de Cross fade, arraste o segundo vídeo sobre o primeiro até que apareça um X sobre os 2. Esse efeito faz com que uma cena se sobreponha gradativamente sobre a outra.

Observações

  • Para alterar uma transição, selecione outro efeito e arraste para o mesmo local que deseja fazer a substituição;
  • Para adicionar o mesmo tipo de transição entre todos os clipes do vídeo de uma única vez, de maneira rápida e eficiente, adicione o efeito de dissolver entre todos os clipes do seu projeto. Em seguida, selecione as imagens/vídeos pressionando Ctrl+A e solte a transição desejada sobre a primeira imagem. Todas as transições terão o mesmo padrão;
  • No Sony Vegas, os efeitos de transição são aplicados ao mesmo tempo, em uma faixa (track) inteira da linha do tempo do projeto, o que demanda mais processamento do computador portanto, pode ser um processo um pouco mais lento do que em outros programas, como no Adobe Photoshop.

Alteração do tempo de transição

Os efeitos de transição podem ser mais longos ou curtos. Esse tempo pode ser alterado no painel de “Eventos de Vídeo FX”, após a adição da transição.

Baixar efeitos de transição no You Tube

Use o nosso tutorial de como baixar vídeo do You Tube para usar os packs de edições:

Transições estilosas

 

Sobre o programa

O Sony Vegas é um programa de edição pago, que custa R$1399,00 no Brasil. Por isso, antes de baixa-lo é importante que o usuário já saiba mexer no programa ou vá fazer um curso sobre ele. Além disso, o Vegas apenas funciona em computadores com sistema Windows. No entanto, por ser um programa mais prático de ser utilizado do que outros, ele é indicado para iniciantes.

⭐DÊ A SUA OPINIÃO⭐
Qual é o melhor: Adobe Premiere Vs Sony Vegas 

Montagem de Vídeos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content