13 dicas que fazem youtubers ter um Canal de sucesso no YouTube

O número de youtubers tem aumentado a cada ano e se tornando uma profissão mais especializada e que demanda tanto trabalho e preparação como qualquer trabalho formal. Por isso, o número de acessos mensais da plataforma é de mais de 1 bilhão por mês no mundo todo, sendo 58 milhões apenas no Brasil.

No entanto, se possui interesse em ser Youtuber e quer garantir o sucesso do seu canal, você precisa fazer com que seus vídeos sempre tenham muitas visualizações. Confira abaixo algumas dicas para bombar seus vídeos no Youtube.

1. Crie bons títulos

Títulos com duplo significado ou sobre temas recorrentes costumam chamar mais a atenção dos espectadores. Usar tags, palavras-chaves, que são mais buscadas  pelos usuários, também aumentam as chances de que seu vídeo seja mais buscado e, consequentemente, mais acessado.

2. Invista em SEO

Seguindo essa linha de pensamento, invista em SEO, na otimização de sites. SEO consiste em um conjunto de estratégias que auxiliam na divulgação do seu conteúdo. Se você não é familiarizado com essa técnica, busque por um profissional que te ajude a criar títulos e descrições de vídeos que façam que ele seja facilmente encontrado.

3. Utilize imagens de destaque chamativas (thumbs)

É fundamental que seu vídeo tenha imagens bonitas, interessantes, e que combinem com o layout geral do seu canal. Essa harmonização costuma cativar o público. Precisando de imagens gratuitas para fazer as suas thumbs mais bonitas? Listamos aqui no site os melhores bancos de imagens gratuitos. 

4. Invista em qualidade

Os espectadores esperam que os vídeos possuam qualidade de som e imagem, e que o conteúdo faça sentido do início ao fim. Por isso, tanto o planejamento da pauta quanto o investimento em equipamentos de qualidade são fundamentais para garantir que seu vídeo tenha boa aparência e aumente o número de visualizações.

5. Seja breve

Vídeos muito longos só fazem sentido se foremao o estilo de uma minissérie. Em geral, as pessoas que assistem ao Youtube gostam de vídeos curtos e bem-feitos, que passem a mensagem de maneira direta.

6. Defina seu público

Por mais abrangente que seu conteúdo possa ser, é interessante que você foque em um nível social para facilitar a linguagem que você utiliza, o visual e a profundidade com que você aborda os temas.  

7. Seja informal

A maior parte das pessoas que assistem ao Youtube gostam de vídeos leves, informais, que os distraiam dos problemas do dia a dia. Por isso, aja como se estivesse conversando com amigos. Transpareça naturalidade e espontaneidade.

8. Interaja com quem assiste

Seguindo a dica anterior, faça interações com seu público. Isso faz com que quem assiste se sinta parte da produção de conteúdo, te ofereça dicas de temas para os próximos vídeos e forneça feedback quanto ao estilo de produção, por exemplo. Além disso, chamá-los para curtir, compartilhar e se inscrever no seu canal aumenta a divulgação de seus vídeos.

Você também pode interagir comentando os comentários feitos. Isso também fortalece a relação entre você e seu público.

9. Seja social

Para ajudar da divulgação dos vídeos, utilize suas redes sociais para compartilhar o conteúdo publicado. Faça posts no Facebook e no Instagram, principalmente pelos stories, que são mais vistos pelos seus seguidores e podem ser facilmente compartilhados por eles.

Para criar estes posts de divulgação, utilize fotos dos bastidores, do equipamento utilizado, algo que não será visto no vídeo em si. Isso instiga seu público a ir conferir o material.

10. Fale sobre o mais importante no início do vídeo

Comece o vídeo com as informações mais importantes do tema, isso faz com que quem assiste permaneça até o final e isso aumenta seus pontos no Youtube.

11. Tenha uma rotina de publicação

É fundamental que você tenha sempre novos vídeos subindo, pois, garante que seus seguidores permaneçam checando o seu canal por mais novidades e cative uma audiência fiel.

12. Analise os dados

O YouTube fornece dados que te indicam a ver o que está funcionando. Assim, você terá uma ideia de temas que são mais acessados, tags do momento e estilos de vídeos que são mais interessantes para o público.

13. Colabore com outros canais

Por fim, se quer aumentar as visualizações de seu canal, ajude a divulgar outros canais e crie uma rede de colaboração. Assim, pessoas que seguem outros Youtubers terão acesso aos seus vídeos e vice-versa.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content