Como converter voz (áudio) em texto – Dicas das melhores ferramentas

Até antigamente, converter áudio em texto era uma tarefa longa e quase toda manual. Hoje em dia, porém, a  coisa mudou: converter áudio em texto pode contar com o apoio de ferramentas e aplicativos que facilitam o trabalho e otimizam seu tempo.

Por sorte, esses programas captam com precisão o que é dito, tanto em tempo real quanto arquivos de áudio. Caso você queira um trabalho profissional, você precisa procurar uma pessoa que trabalhe com serviços de transcrição. 

Porém, se preferir aproveite as alternativas existentes e que mostraremos abaixo. Aqui estão 5 dicas de ferramentas incríveis para converter áudio em texto.

converter voz em texto

Converter áudio em texto: Google Docs

O famoso editor de textos Google Docs, quando acessado em sua versão para o Google Chrome, apresenta o recurso de digitação por voz. 

Essa é uma opção rápida, onde o programa acessa o microfone do computador para que seja possível transformar as falas em texto dentro da caixa de edição. Tudo o que você precisa fazer é conferir a transcrição e formatar. É muito mais fácil do que ficar digitando, não é?

Converter áudio em texto: Transcrição instantânea

Certos dispositivos com Android já contam com a possibilidade de converter áudio em texto através de um aplicativo nativo de transcrição, criado pela Google. 

Veja se o seu dispositivo possui o programa acessando “Configurações” > “Acessibilidade” > “Melhorias de audição”. Caso o seu aparelho não tenha, é só fazer o download.

O aplicativo tem acesso a mais de 70 idiomas, podendo capturar o áudio do microfone em tempo real, além de fazer correções rápidas. 

O texto é salvo e ainda tem uma caixa para digitação de respostas. 

Converter áudio em texto: Transcribe Live

Para iOS, converter áudio em texto pode ser uma ação fácil através de um de seus principais aplicativos de transcrição. O Transcribe Live é conhecido por permitir que distintas vozes sejam reconhecidas e separadas.

Além disso, o app faz uma marcação temporal do arquivo de áudio ou da gravação instantânea. 

Porém, vale mencionar que os primeiros quinze minutos de gravação são de graça. Depois disso, você precisa pagar pelos serviços.

Converter áudio em texto: oTranscribe

Para a web, o oTranscribe também vem como uma excelente ferramenta para converter áudio em texto.

Ele é excelente se você já tem um arquivo de áudio ou de vídeo armazenado e precisa de sua transcrição. O funcionamento é feito pelo navegador de seu computador. Assim, você pode fazer o upload de arquivos salvos, mas também pode inserir links do Youtube.

O programa suporta vários idiomas, inclusive o português brasileiro.

Converter áudio em texto: Dictation.io

Outra ferramenta para web para converter áudio em texto é o Dictation.io.

Esse site é um sistema de reconhecimento de voz da Google que realiza as transcrições diretamente pelo seu navegador. O que você precisa fazer é simples: liberar o acesso ao microfone e começar a falar.

O programa tem comandos de voz para formatação em tempo real, o que promove uma edição ainda mais dinâmica.

Qual é a sua escolha para converter voz em texto? Você faz uso de outro programa? Comente conosco!

Montagem de Vídeos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content