Para uso pessoal ou profissional, você com certeza já precisou que um documento de texto virasse um PDF e pudesse ser aberto pelo seu destinatário de uma maneira mais fácil e segura.
O formato criado na década de 90 pela Adobe, a mesma que inventou o Photoshop, facilitou e muito a circulação e leitura de arquivos entre computadores, e com a internet, virou um dos principais.
Hoje, em smartphones e demais dispositivos móveis, é possível até mesmo ler um livro ou abrir um documento PDF através do navegador, sem a necessidade do Adobe Reader instalado.
Mas e se um arquivo não está em PDF e eu quero convertê-lo? Existem muitas formas de fazer isso, e a seguir vamos te ensinar como converter ou editar um PDF de forma online e muito fácil.
Principal editor de PDF, é o mais indicado por ser desenvolvido pela mesma empresa que criou o formato, ou seja, você terá bastante facilidade com as ferramentas e sem deixar nenhuma de lado.
As opções de edição incluem:
Vale ressaltar que alguns arquivos em PDF de terceiros podem conter um tipo de proteção contra alterações, o que vai dificultar que você consiga editar o documento. Geralmente, esse proteção acontece para proteger direitos autorais em livros ou documentos financeiros, como boletos bancários.
Os editores de texto também possibilitam a conversão e edição de arquivos PDF. Aqui, vamos usar apenas o Google Docs como exemplo, por ser gratuito e online.
Antes de tudo, você precisa ter um email do Google para conseguir acessar o serviço.
Se você achou o Adobe Acrobat difícil, ou não tem uma conta Google, pode optar pelos diversos conversores de PDF disponíveis online de maneira gratuita.
A maioria deles faz a conversão de PDF para DOCX, que é o formato de arquivo de texto que permite edição.
Indicamos o I love PDF por ser totalmente gratuito, fácil de usar e que resolve bastante o problema se for uma situação de mais emergência.
Agora que você já sabe como converter um PDF para poder editá-lo, com certeza não vai mais precisar pedir ajuda do seu sobrinho estudante de informática para realizar algo tão simples, não é mesmo?
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário