Início » Dicas » Como vetorizar uma imagem no Photoshop – Passo a Passo

Como vetorizar uma imagem no Photoshop – Passo a Passo

Os editores de imagem permitem uma série de funcionalidades para criar inúmeras artes diferenciadas. Uma delas é a vetorização, uma técnica que permite o trabalho em uma foto com maior resolução. Portanto, se você quer saber como vetorizar uma imagem no Photoshop, acompanhe!

O vetor é um desenho que funciona através de traços ao invés de pixels. Os usuários de editores como o Photoshop usam esse recurso para ampliar a imagem no tamanho desejado sem que ele perca a qualidade.

Se você quer aprender a fazer isso para conferir mais profissionalização a suas imagens, então, veja o tutorial abaixo!

Como vetorizar uma imagem no Photoshop de maneira simples

A vetorização é usada para ter melhores resultados nos projetos, se trata de um trabalho muito profissional utilizado por usuários com grande conhecimento em edição como os designers gráficos.

Confira o passo a passo a seguir e se torne um expert!

1- Primeiramente, você precisa escolher uma foto para fazer a vetorização, vá em arquivo , clique em “Novo” e escolha a imagem do seu computador;


2- Defina a parte da imagem que deseja vetorizar, pode ser ela completa ou apenas uma parte;

Como fazer vetor

3- Clique em ” arquivo”, depois ” transformações” e ” redimensionar”, esse comando permite ampliar a parte da foto que você pretende vetorizar;


4- Clique em enter e vá na barra de ferramentas do seu lado esquerdo e escolha a opção ” laço poligonal”, geralmente é a 2ª opção;


5- Com essa ferramenta, faça o contorno ao redor da parte da foto que deseja vetorizar, é uma espécie de seleção. Pode ser o rosto ou somente o corpo ou toda a imagem;


6- Depois de selecionado, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção ” selecionar inverso”;


7- Dirija-se até a barra de ferramentas na lateral esquerda e pegue a ” borracha”, clique na imagem e dá um OK. Comece apagar tudo o que ficou fora da seleção;


8-  Retome para a ferramenta ” laço poligonal”, clica na imagem com o botão direito do mouse e escolha a opção ” cancelar seleção”;


9– Agora, clique em ” imagem” no menu principal, escolha ” ajustes” e depois ” limiar”;


10– É nessa parte que acontece a vetorização, a única coisa que você deve fazer é ajustar o nível de limiar através das porcentagens, isso pode ser realizado manualmente na janela que vai aparecer ao lado da imagem;

Pronto, sua imagem já está vetorizada. Depois disso, você pode fazer alguma personalização para a foto usando outros recursos no Photoshop.

Além disso, depois de fazer a definição do vetor, é possível enviar a resultado para o Adobe Illustrator para trabalhar com essa imagem em outros programas de design gráfico.

Onde são usadas as imagens vetorizadas?

As imagens vetoriais são muito usadas por design gráficos em diversos projetos de mídia digital e impressa. Isso porque esse formato entende as imagens de uma forma mais matemática e não por pixels.

Para entender melhor, as imagens são salvas em formas de curvas, polígonos, cores de preenchimento e linhas.

A questão está em sua alta capacidade de ampliação e também de redução, coisa que uma imagem comum não conseguiria sem ficar com aparência embaçada ou deformada.

Uma imagem vetorial apresenta inúmeras vantagens, pois ela pode ser trabalhada quantas vezes forem necessárias sem alterar a sua nitidez, ou seja, não há perda de qualidade. Inclusive, é possível enviar ela para a impressão em qualquer tamanho e formato.

Os profissionais gráficos usam muitos as imagens vetoriais em seus trabalhos, pois elas permitem uma série de personalizações e possuem uma maior definição no processo de impressão.

Os arquivos criados em vetor são mais maleáveis. Muitas imagens profissionais são vetorizadas, especialmente os logotipos de empresas e outros materiais de divulgação que precisam ser aumentados sem perder qualidade.

Todas as imagens em vetor pode ser convertidas de uma maneira muito fácil e prática para PNG ou JPG.

A maioria dos designers gráficos dominam essa técnica, além de saberem como vetorizar uma imagem no Photoshop, também usam outros programas como o Illustrator e o Corel Draw na criação de seus projetos. Dessa forma, conseguem realizar trabalhos de todos os tamanhos e espectros.

Como criar vetor no Photoshop

Comente