O Sony Vegas é um dos mais antigos programas de edição utilizado por estudantes, amadores e profissionais no mundo todo. Atualmente é mantido pela MAGIX, e compete lado a lado com os melhores softwares de edição e montagem existentes no mercado. Ficou bastante conhecido pela sua interface simples e que permitiu a usuários iniciantes aprenderem de maneira bastante intuitiva os processos de montagem, edição e finalização de vídeos.
É um programa de edição leve se comparado aos seus concorrentes, oferecendo as mesmas ferramentas de montagem, efeitos, edição de vídeo, áudio e exportação para diferentes formatos.
Como os demais softwares usados por profissionais, ele é um programa pago, mas é possível testar a versão gratuita por 30 dias. O download pode ser feito no site da empresa.
Nas categorias a seguir, vamos te ensinar como começar a trabalhar dentro do Sony Vegas, com algumas das funções básicas do editor. A partir daí, sinta-se livre para explorar o programa conforme sua criatividade mandar.
Para começar a editar um vídeo, precisamos dele dentro do programa não é mesmo? Esse é o primeiro passo no processo de qualquer editor de vídeo – vale ressaltar que esse processo muda um pouco de acordo com o programa utilizado.
O Sony Vegas manteve a praticidade que o fez ser tão amado pelos editores iniciantes, e existem algumas maneiras diferentes de importar uma mídia dentro do programa.
Com o programa aberto, pressione Ctrl + O. Uma janela irá abrir para que você escolha os arquivos que deseja importar. Selecione e tecle Enter.
Vá até o menu na área superior esquerda. Selecione ‘File’ > Import > Media.
O jeito mais intuitivo, arraste e solte o vídeo desejado para dentro do programa.
Muitas vezes, o áudio original do vídeo necessita ser descartado para dar lugar à uma captação de maior qualidade, ou até mesmo uma música.
Para não correr o risco de sobreposição no áudio, ou até mesmo para facilitar a edição, existe a possibilidade de desvincular as camadas de som e imagem, podendo ser deletadas ou movidas de lugar.
No Vegas, a maneira mais simples de realizar esse processo é:
A base da edição de vídeo é manter apenas o necessário, melhorando assim o conteúdo e adicionando linguagens de acordo com o gosto de cada um. Essa etapa chamada montagem funciona basicamente com os cortes.
Com um ou mais vídeos dentro da linha do tempo, você pode utilizar a função de corte para criar seu vídeo seguindo a sua criatividade.
Para cortar um vídeo, arraste o marcador para o ponto que você deseja, ou durante a reprodução, e aperte a letra S. Automaticamente o software cria uma divisão no vídeo, que pode ser descartada ou aproveitada da maneira que você achar melhor.
Se você preferir, na barra lateral de ferramentas existe um ícone de uma navalha. Ao clicar, o cursor assume o formato do ícone e basta apenas clicar no ponto do vídeo que você deseja realizar o corte dentro da linha do tempo.
VEJA TAMBÉM: Como usar fundo verde para efeitos especiais
Essa função é bastante importante para complementar o conteúdo de vídeos, adicionando legendas ou créditos dos realizadores.
Para adicionar um texto, é necessário criar uma nova camada. Então, novamente vamos utilizar os atalhos do teclado que o Vegas nos permite.
Terminando de digitar seu texto, basta arrastar o que está na tela de volta para a timeline, e ajustar o lugar que você deseja que ele apareça.
Uma das etapas mais divertidas da edição é adicionar efeitos e deixar seu vídeo muito mais interessante. O Sony Vegas conta com uma extensa biblioteca de efeitos que podem ser combinados entre si.
Depois de terminar a sua edição – que nunca tem tempo certo de duração – , é necessário exportar o vídeo para que ele possa ser reproduzido em mídias ou compartilhado onde você quiser.
Para isso, precisamos exportar o vídeo.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário