Como renderizar vídeos para celular – Qual o formato certo e como salvar

Estamos vivendo a Era Digital. A produção de conteúdo para ser divulgado na internet aumenta a cada dia. E, para isso, é necessário utilizar programas que ajudam na edição de vídeos e imagem para tornar essas mídias mais atraentes e aumentar a divulgação.

Renderizar vídeos consiste na exportação das imagens gravadas com uma filmadora para que seja possível fazer as edições necessárias antes de fazer o upload em sites ou em redes sociais. Confira abaixo o tutorial de como renderizar vídeos.

Compactação

Para exportar, ou renderizar, os vídeos sem perder a qualidade é preciso pensar em qual será o local de distribuição ou salvamento do arquivo após a edição. Para ser distribuído na internet, o ideal é que o vídeo seja altamente compactado. Já para ser distribuído em DVD, USD ou Blueray, o nível de compactação deve ser médio. Para ser salvo no acervo próprio, o arquivo pode ter baixo nível de compactação. Já para ser enviado para a produtora, o arquivo não deve ser compactado.

Compactar formatos de vídeos

Formato de vídeos

Os formatos mais comuns para renderização que são lidas pelo celular são do tipo Mp4 e WMV.

A extensão de arquivo MOV foi desenvolvida pela Apple Qucik Time. Por isso, apenas celular iOS podem abrir arquivos com esta extensão. Já a extensão do tipo FLV foi criado pela Adobe Systems e apenas alguns programas são capazes de ler. Por isso, esses dois últimos tipos são menos escolhidos para fazer a renderização.

Formatos de vídeo para celular

Como renderizar vídeos no celular 

Para renderizar vídeos usando os principais programas de vídeo use os seguintes tutoriais:

Sony Vegas

Para renderizar no SONY VEGAS, siga os passos abaixo:

Passo 1 – Escolha o vídeo para ser renderizado;


Passo 2 – Selecione o vídeo na linha do tempo do programa e clique em File. Selecione a opção Render As;


Passo 3 – Para renderizar, o formato mais comum que o celular lê é o MP4. Este tipo de arquivo é renderizado mais rapidamente do que o WMV;

Como renderizar vídeo para celular no Adobe Premiere


Passo 4 – Em seguida, clique em Main Concept AVC/AAC. Selecione a opção Internet HD 720p e depois em Customize Template;
Como salvar vídeo para celular no Sony Vegas


Passo 5 – Clique em OK;


Passo 6 – Em seguida, retorne a tela anterior e clique em Render.


Adobe Premiere

Para renderizar no programa ADOBE PREMIERE, o caminho é mais complexo. Mas funciona igualmente. Siga os passos abaixo:

Passo 1 – Abra a aba Export Settings. Na caixa Format, selecione a opção H.264 (que é o mesmo que arquivo do tipo mp4);
Como exportar vídeo no Premiere para celular


Passo 2 – Na caixa Preset, selecione HD 1080P 29,97;
Como renderizar vídeo para celular no Adobe Premiere


Passo 3 – Em seguida, abra a aba Output Name, digite o nome e escolha o local de salvamento do vídeo exportado. Nesse momento, o arquivo já diminuirá de tamanho;


Passo 4 – Na aba Video, deixe o tamanho do grame como 1920 x 1080. O formato de pixel deve ser mudado para AVCHD, o formato (TV Standart) deve ser NTSC;


Passo 5 – Na aba Level, modifique para a opção High, pois somente esse tipo permite taxas de dados maiores e compressão com mais i-frames;


Passo 6 – Na caixa Level, modifique para o padrão 5.1;
Como renderizar vídeo para celular no Adobe Premiere


Passo 7 – Marque a caixa Render at Máximum Deph para permitur que o exporter do Premiere aproveite a profundidade maxima de cores contidas no vídeo original.


Passo 8 – O próximo passo é modificar os parâmetros de Bitrate Settings.


Passo 9 – Na caixa Bitrate Encoding selecione a opção VBR, 2 pass que deixa a compressão mais precisa;


Passo 10 – Na caixa Key Frame Distancemude o valor para 1. Selecione também a opção  Use Maximum Render Quality e desmarque as caixas Use Previews e Use Frame Blending;


Passo 11– As configurações da aba Audio podem ficar como o padrão do vídeo original;


Passo 12 – As configurações padrões da aba Multiplexer também podem ser mantidas (no tipo de arquivo MP4);
Exportar vídeos do Premiere


Passo 13 – Salve o Preset criado clicando em Save Prese. Na janela que se abrirá, dê um nome para seu arquivo. Dê preferência para nomes curtos. E pronto. Seu arquivo pode ser exportado sem perder a qualidade.
Como Exportar Vídeo no Premiere


Dicas para exportação de vídeos para o celular

  • Como pudemos notar, renderizar os arquivos no Sony Vegas é muito mais simples e possui menos passos do que no Adobe Premiere.
  • Se mesmo seguindo os tutoriais acima você ainda tiver dificuldades em renderizar arquivos de vídeo para seu celular, opte por fazer algum curso online gratuito dos programas indicados acima ou contrate o serviço de um profissional.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content