Como mudar cor de uma imagem no Photoshop – Tutorial passo a passo

Você sabe como mudar cor de uma imagem no Photoshop? Essa é uma  das funções mais usadas em editores, ela serve para ajustar as cores e as tonalidades de objetos ou de determinados pontos de uma imagem onde se deseja flexibilizar o conceito.

A boa notícia é que fazer isso através de um editor não altera a integridade das imagens originais, pois ela é mantida de forma segura, enquanto que os ajustes são salvos em outro arquivo. Saiba mais!

Como mudar cor de uma imagem no Photoshop de forma profissional!

As alterações são feitas através de camadas de ajustes, isso quer dizer que você fará as edições em uma camada separada da imagem original, pois ela ficará em um pano de fundo, sem ser alterada.

Aprenda com o tutorial à seguir a fazer isso de forma bem detalhada!

1- Abra o seu Photoshop e busque no arquivo uma imagem que deseja fazer a alterações de cor;


2- Se dirija a barra de ferramentas do lado esquerdo da tela e pegue a 4ª ferramenta, a ” Selection”;

Ela funciona como se fosse um brush, então, você precisa arrastar ela em cima de toda a extensão da imagem onde você quer mudar a cor;


3- Caso queira dar zoom na imagem para ficar mais fácil a seleção, é só usar o scroll do mouse.

É importante fazer uma seleção bem feita para garantir que a mudança seja uniforme. Para conseguir diminuir o tamanho do brush para pegar até os menores detalhes da imagem, use os colchetes do seu teclado ( [ para diminuir e ] para aumentar).

Outro truque de seleção é apertar a barra de espaço, aí o brush vira uma mãozinha que poderá facilitar o trabalho.


4- Caso você tenha selecionado uma área cujo não quer mudar a cor, então, use a ferramenta do + ALT, que vai virar um sinal de -, então, selecione essa parte atingida que vai eliminar a seleção;

Esse é um trabalho bem detalhado, pois toda a parte selecionada irá mudar de cor, então, é fundamental ter atenção nos detalhes;

Como mudar cor de imagem no Photoshop


5- Depois de fazer toda a seleção, vá até a paleta de cores no editor e escolha a cor desejada na parte em que você indicou na imagem, dê um ALT Backspace para que a cor seja colocada na imagem;


6- Você vai perceber que a cor vai ficar dentro da seleção que você fez, entretanto, não terá uma aparência uniforme, por isso, você deve dar um CTRL V para tirar a seleção e posteriormente, mude o DARK MODE de normal para rio.

A opção rio vai manter os reflexos das cores, ideal para ajustes de cores em superfícies.

Você vai perceber que a coloração ficará perfeita e muito profissional.

Porém, se a mudança de cor for em alguma roupa por exemplo, a opção ” color” seria a mais indicada, pois tem uma proposta diferente e sem reflexos.


Faça a revisão da imagem

Esse é um passo fundamental, pois o trabalho de como mudar cor de uma imagem no Photoshop não acabou.

É nessa etapa que você vai analisar todos os detalhes na sua imagem, especialmente nas ” rebarbas”. Aquelas partes que fazem divisas com outras cores, é nelas que as falhas estarão e qualquer pessoa poderá perceber que houve edição.

O objetivo é não deixar que isso fique perceptível.

Caso encontrar partes que precisam ser editadas, então, siga o procedimento a seguir:

1- Pegue a ferramenta pincel ( 8ª ferramenta) da barra esquerda e com ela, pegue a mesma cor usada da imagem e comece o retoque.

2- Retoque todas as partes que ficaram sem acabamento e com a cor que foi substituída. Se for necessário, use zoom para ver melhor os detalhes.

De uma última revisada e conclua se a imagem estiver boa. Agora, é só ir em ” Salvar Como” e escolher a opção PNG e pronto, você conseguiu mudar cor de uma imagem no Photoshop com todo o profissionalismo possível.

Lembre-se que o objetivo é sempre deixar  a imagem com bom acabamento, pois é necessário que ela se pareça original e não uma edição feita com pressa e sem a preocupação com a qualidade.

Deixe seu Comentário

WebGo Content