Como instalar fontes no Photoshop – Dicas truques e vídeos

Quando trabalhamos com edição, frequentemente precisamos inserir texto arquivo. Porém, encontrar a fonte ideal pode ser uma tarefa complicada. Especialmente quando nos limitamos apenas às fontes que já vêm com sistema operacional do nosso computador.

Como instalar fontes no Photoshop

Se você deseja saber como conseguir mais fontes e como instalá-las e usá-las no seu Photoshop (ou em qualquer outro programa que envolva o uso de texto), continue lendo este tutorial completo que preparamos para você!

Onde conseguir fontes para o Photoshop?

Há inúmeras fontes disponíveis para download na internet. Algumas plataformas disponibilizam fontes gratuitamente; já outras podem cobrar por pacotes de fontes, produzidas por letristas profissionais.

Confira a seguir uma série de sites a partir dos quais você pode baixar fontes gratuitamente:

Os formatos de arquivo de fontes mais comuns são .TTF e .OTF, abreviações de TrueType Font e OpenType Font.

Como instalar fontes no Photoshop

As fontes que aparecem no Photoshop não são do programa, em si, mas do sistema operacional. Ou seja, para instalar fontes no Photoshop, você deverá instalar as fontes no seu computador (Windows ou Mac).

Para instalar uma fonte em seu computador é muito simples. Simplesmente siga os passos abaixo!

Primeiramente, abra um dos sites que sugerimos no item acima e escolha a fonte desejada. No tutorial a seguir, usaremos o site Dafont.com.

Você pode tanto navegar pelas várias categorias presentes no Dafont, como “fantasia”, “estrangeiras”, “gótica” etc., quanto procurar por uma fonte específica na barra de pesquisa. Para este tutorial, a fonte escolhida foi a “lyric poetry”. Porém, o tutorial funciona com qualquer outra fonte! Uma vez escolhida a fonte, simplesmente clique em “baixar” (indicado pela seta roxa).

O arquivo é baixado do site no formato .zip. Para abri-lo, você precisará de algum gerenciador de arquivos deste formato. Os mais populares são o WinRAR e o WinZip (ambos podem ser baixados e utilizados gratuitamente). Simplesmente abra o arquivo.

Poderá haver mais de um item compactado no arquivo .ZIP. O que nos interessa é o arquivo terminado em .TTF (na imagem abaixo, o arquivo está indicado pela seta roxa). Simplesmente clique duas vezes nele.

Por fim, o seu sistema operacional, então, abrirá uma breve apresentação da fonte em questão, exibindo as letras em diferentes tamanhos. Para instalar, simplesmente aperte em “instalar”, indicado pela seta roxa.

Uma janelinha abrirá, indicando que a fonte está sendo instalada. Quando ela for instalada, o botão “instalar” ficará cinza, indicando que ela já está presente em seu sistema operacional.

Pronto! A fonte já está instalada em seu computador e já pode ser usada no Photoshop ou em qualquer outro programa que envolva texto. Caso a fonte não apareça, você precisará reiniciar o programa em questão.

Alexandre Garcia

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content