Como gravar um vídeo com o seu celular – Passo a Passo

Em tempos de trabalho remoto, saber como gravar um vídeo com o seu celular é um grande trunfo. Para as redes sociais, vídeos de boa qualidade e que trazem conteúdo são uma das principais ferramentas de comunicação digital.

Isso porque tais vídeos alcançam grande engajamento e também pelo próprio crescimento de profissionais que fazem uso da internet como fonte de renda. Não podemos esquecer, é claro, da própria importância dos vídeos para a comunicação entre profissionais, não é?

Como gravar um vídeo com o seu celular?

gravar vídeo por celular

Você não precisa ter um celular de última geração ou mesmo ter um estúdio em casa para gravar um vídeo suficientemente bom. 

Certas técnicas e cuidados, entretanto, podem garantir mais profissionalismo e melhores resultados em seus vídeos. Veja os passos mais importantes para gravar um vídeo com o seu celular:

Prepare um roteiro

Você quer transmitir e você precisa ter um roteiro para isso, afinal isso será determinante para que o conteúdo tenha qualidade.

Esse passo é fundamental para que você selecione informações e os trechos relevantes, excluindo ou reduzindo aqueles que não precisam de tanto destaque, para passar aquilo que realmente deseja.

Lembre-se que embora o roteiro seja útil para o conteúdo, ele não deve afetar a espontaneidade de sua comunicação, ou seja, nada de decorar totalmente o conteúdo ou ficar lendo integralmente o que está escrito.

O roteiro pode estar ali ao seu lado, para consulta, sem afetar a naturalidade de sua comunicação.

Adapte seu conteúdo para o formato digital

Ao planejar o conteúdo, já tenha em mente que você deve adaptá-lo ao formato digital – ele deve ser transmitido por meio de um vídeo.

Normalmente, os vídeos são cursos, o que exige objetividade por parte do comunicador. 

Além disso, um vídeo não pode perder a questão apelativa, isto é, ele precisa prender a atenção da audiência do começo ao fim, por isso o planejamento do roteiro e a prática da fala (para se familiarizar com o conteúdo e com a parte visual) são dois passos essenciais!

Atente-se para a parte técnica

Embora tenha-se dito que não é necessário uma câmera de última geração, é importante prestar atenção em alguns detalhes de seu celular para que sua gravação seja feita sem problemas:

  • Faça limpeza da lente para que a imagem fique nítida,
  • Faça a filmagem na horizontal,
  • Preste atenção na luminosidade do local onde você fará sua gravação,
  • Escolha um local que tenha uma boa acústica, sem barulhos externos,
  • Posicione-se pensando no enquadramento para o vídeo,
  • Faça uso de um tripé para não ter imagens com ruídos.

Saiba fazer edições quando necessárias.

Existem muitos programas online que ajudam na edição de vídeos. E acima de tudo: pratique.

Produzir vídeos pode ser bastante dinâmico, ainda mais para quem ainda não tem muita experiência.Aprimore suas qualidades por meio de novos vídeos!

Montagem de Vídeos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content