Como fazer vinheta para vídeos do YouTube? Programas e Passo a Passo

Você está iniciando um projeto no YouTube e quer fazer uma vinheta para seus vídeos? Por sorte, existem alguns programas gratuitos para te auxiliar nessa missão. Neste texto você vai ver como fazer vinheta para vídeos do YouTube com essas ferramentas.

Uma vinheta é um grande diferencial para canais de YouTube. Além de darem um ar de profissionalismo – quando bem feitas, é claro –, também chamam a atenção para o vídeo.

Alguns dos programas que você verá nos tópicos não exigem profundo conhecimento em edição, mas mesmo assim é bom ter uma boa noção para que a vinheta fique legal.

Então vamos conhecer agora algumas ferramentas para fazer vinhetas para o YouTube gratuitamente, e saber como usá-los.

Dicas de como fazer vinheta para YouTube

Antes de começarmos a falar dos programas de edição, vamos conhecer algumas dicas para criar uma vinheta.

site youtube

A primeira coisa à qual você deve se atentar é ao tempo. O máximo sugerido por especialistas em vídeos é de 5 segundos. Portanto, ela tem que ser curta, são poucos segundo para transmitir a ideia do seu canal.

Aliás, esta é a segunda dica: apresente seu canal na vinheta, ela precisa representar a proposta do conteúdo. Para isso, você deve se atentar ao layout e à identidade visual do canal, que precisa combinar com a vinheta.

De modo geral, sua vinheta deve transmitir uma imagem de profissionalismo e chamar a atenção do público sem deixar de lado a identidade do canal. Só tome cuidado para não chamar demais a atenção. Cuidado com exageros, principalmente em uma vinheta tão curta.

Mas não é só com imagens que se cria uma vinheta, também tem a trilha sonora. Escolha um áudio que combine com o vídeo e que se adéque bem ao limite de 5 segundos de reprodução. E cuidado: tem que ser uma música sem direitos autorais, senão vai dar problema para os seus vídeos.

Programas gratuitos para fazer sua vinheta

Para a lista a seguir, foram consideradas apenas ferramentas gratuitas em que os vídeos são exportados sem marca d’água.

São programas com diferentes níveis de complexidade, e vamos começar pelas opções mais simples.

Flixpress

Esta é uma das ferramentas mais populares do mundo para a edição de vinhetas e outros tipos de vídeos. E uma das explicações para a popularidade do Flixpress é a facilidade para se mexer com esse editor.

O site disponibiliza 14 templates gratuitos para criar sua vinheta e fazer o download sem marca d´água. O processo é bem simples: é só escolher o template que mais te agradar e trocar as frases ou inserir a logo do seu canal.

É uma das maneira mais práticas de como fazer vinhetas para vídeos do youtube. Acesse o site do Flixpress para ver melhor como a ferramenta funciona.

Biteable

Um bom editor para fazer vinhetas 2D gratuitamente. Para fazer sua edição, só é preciso se cadastrar no site do Biteable.

Essa ferramenta também oferece templates para facilitar a criação de sua vinheta. A parte ruim é que o download gratuito e sem marca d’água só pode ser feito em baixa resolução. Se você quiser em alta resolução, precisa baixar com marca d’água, e para ter as duas coisas só pagando.

Panzoid

O último editor da lista exige um pouco mais de conhecimento para poder trabalhar com ele. O Panzoid é um pouco mais complexo de mexer, e com ele você pode criar a vinheta do zero, não precisa de template.

Essa é uma ferramenta indicada para quem já tem uma noção de como quer deixar sua vinheta. A plataforma não é tão moderna, mas é gratuita, e você pode acessá-la clicando aqui.

Agora que já falamos de ferramentas gratuitas e sem marca d’água, vamos mostrar um tutorial de como fazer vinheta para YouTube em um dos programas mais utilizados para edição de vídeo, o Filmora.

Veja também: Como cortar vídeos online com os 5 melhores programas gratuitos.

Como fazer vinheta para YouTube no Filmora Wondershare?

O Filmora é um programa mais completo que os citados acima. No entanto, ele é mais simples que os principais softwares de edição, como Sony Vegas e Adobe Premiere, e por isso é o preferido entre alguns usuários.

Ao contrário dos editores anteriores, esse é totalmente em português, e você precisa baixar no seu computador para poder usar. O download poder ser feito direto no site do Filmora. Mas o programa tem a desvantagem de incluir uma marca d´água nos vídeos exportados na sua versão gratuita.

No vídeo a seguir, você pode acompanhar um tutorial bem bacana de como fazer sua vinheta no Filmora. Se você clicar para assisti-lo direto no YouTube, terá acesso ao link para download dos templates utilizados na descrição do vídeo.

Preparado para fazer a vinheta para seus vídeos no YouTube? Deixe um comentário dizendo se esse vídeo te ajudou ou colaborando com alguma dica extra.

Felipe Matozo

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e professor de teatro. Cobaia da cultura multitarefas do mundo atual, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content