Montagem de vídeos – Como fazer em 5 programas para celular e computador

Fazer uma montagem de vídeos no computador ou no celular se tornou algo cada vez mais prático. No mercado há uma série de programas para computadores e aplicativos para celulares.

Mesmo nas versões grátis os recursos são o suficiente para uma edição básica. Aqui, te mostraremos como fazer uma montagem usando os melhores softwares de edição de vídeo online e sem marca d’água (veja aqui o ranking dos melhores antes de começar).

Se preferir aprender a fazer uma montagem de vídeos em editores profissionais como o Sony Vegas ou Adobe Premiere pule direto para o final deste conteúdo.

Aqui vai o tutorial passo a passo para iniciantes.

Como fazer uma montagem de vídeos em 5 passos

A edição de vídeos pode ser resumida em alguns passos. Quanto maior for a complexidade do vídeo, mais faixas e efeitos precisará ter. Em casos cheios de mídias, como num filme, é preciso recorrer aos editores profissionais para conseguir dar conta de uma trilha de edição maior.

Já se o seu vídeo é curto ou usa mídias que estão no seu celular, os aplicativos gratuitos mais bem avaliados da Play Store e Apple Store devem dar conta do serviço.

Independente de qual for a sua escolha, esses são os passos que um videomaker precisará levar em consideração na montagem do vídeo.

1 – Saber quais arquivos de vídeos, fotos e áudios vai usar

Antes de abrir o editor, certifique-se de que tem todos os arquivos básicos para a produção do projeto. Saiba quais fotos, vídeos e possíveis trilhas sonoras vai utilizar em sua edição e deixe todos salvos na mesma passa. Assim, na hora de importar as mídias para o programa ficará muito mais fácil localizá-los.

Se te faltar imagem use um desses bancos de vídeos gratuitos para conseguir mídias sem direitos autorais.

Se quiser montar vídeo só com mídias do celular conheça nossas dicas de como fazer um vídeo com fotos. 

2 – Escolher o programa de edição

Escolha qual programa de edição quer usar para fazer a montagem  Aqui te damos algumas opções

3 – Organizar os vídeos na linha do tempo

Organize os vídeos que vai usar na linha do tempo e faça os devidos cortes. Aqui, tudo deverá ficar preparado em sua linha de acontecimentos para depois acrescentar a mágica do cinema de acordo com a criatividade do editor e/ou diretor do trabalho.

4 – Use os efeitos de edição e transição

Use os recursos de edição especial e efeitos de transição do seu programa para criar a mágica da montagem. Aqui no site a gente te ensina a fazer alguns desses truques que profissionalizam os vídeos, confira nos tutoriais:

5 –  Exporte o vídeo no formato certo

Assim que terminar a edição visualize todo o trabalho e faça a exportação no formato que desejar. Confirme se o programa que está utilizando tem capacidade para os formatos mais comuns como mp4 e .MOV.

Além disso, se a intenção é publicar em redes sociais é melhor checar qual o tamanho que precisa ser o vídeo em cada uma delas.


Agora, para tornar ainda mais específico vamos te mostrar como realizar esses 5 passos básicos de uma montagem de vídeo nos principais programas de edição gratuitos.


1. Montagem de vídeo no Imovie para Iphone

Passo 1 – Faça o download do Imovie no seu Iphone na Apple Store;
Imovie App
Download na Apple Store

Passo 2 – No Menu “Arquivo” selecione “Novo Projeto” e escolhe o formato “Filme”;
Montar vídeo no Imovie

Passo 3 – Defina o tema do seu projeto e toque em “Criar” no canto direito”;
Montar vídeo no Imovie

Passo 4 – Adicione um vídeo tocando no símbolo de filme ou nota musical para adicionar uma faixa mp3 ou trilhas sonoras;
Montar vídeo no Imovie

Passo 5 – Para adicioanr um vídeo basta clicar sobre ele. Se quiser selecionar mais de um toque nas faixas amarelas para aumentar e diminuir a reprodução da mídia;
Montar vídeo no Imovie

Passo 6 – Use as ferramentas necessárias de edição do editor para dividir faixas de áudio, vídeos, excluir mídias e adicionar efeitos nas mídias;

Passo 7 – Para exportar clique na página inicial do projeto e vá em “Ok” no canto esquerdo superior da tela. Feito isso, clique no projeto que a renderização começará automaticamente. No Imovie são aceitos qualquer tipo de vídeo e formato de exportação.
Montar vídeo no Imovie

2. Montagem de vídeo no Movavi para Android

Passo 1 – Faça o download do Movavi para Android no seu computador;

Download na Google Play

Download na Apple Store

Passo 2 – Clique em “Adicionar mídia” para importar fotos, áudios e vídeos;

Passo 3 – Arraste as mídias para a linha do tempo para criar a sua montagem de vídeos
Como editar vídeo no Movavi

Passo 4 – Use os efeitos e recursos para montar o vídeo conforme deseja;
Como editar vídeo no Movavi

Passo 5 – Exporte o vídeo no programa para ficar salvo em seu dispositivo.
Como editar vídeo no Movavi

3. Como fazer montagem de vídeo online no PC com o Magisto

Passo 1 – Acesse o site do Magisto no link: https://www.magisto.com/ ou, se preferir, faça o download do aplicativo na Play Store ou Apple Store;

Montar vídeo online no Magisto

Download na Google Play
Download na Apple Store

Passo 2 – Clique no botão “Get Started”

Passo 3 – Adicione as mídias e o estilo do filme que deseja criar

Montagem de vídeo no Magisto

Passo 4 – Faça a edição conforme achar necessário e exporte o arquivo.

Montar vídeo online no Magisto

Montagem de vídeos em editores profissionais

Quer fazer uma montagem de vídeo profissional? Para aprender a mexer nos programas mais complexos e com uma mentalidade de filmagem mais avançada aqui vai tutoriais para te ajudar a usar o Adobe Vs o Sony Vegas. 

Clique nos links para conferir:

4. Como fazer montagem de vídeo no Sony Vegas

5. Como fazer montagem de vídeo no Adobe Premiere

Já aprendeu a fazer a edição? Deixe nos comentários as suas dicas!

 

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content