Como fazer uma marca d’água? Entenda a Importância desse recurso

Fazer uma marca d’água é cada dia mais importante, afinal muitas pessoas podem fazer cópias e usar suas imagens de forma indevida. Por isso, fazer uma marca d’água protege suas fotografias digitais desse uso sem permissão.

Por sorte, criar sua marca d’água não é difícil e tudo o que você precisa é acessar um site ou aplicativo que ofereça esse serviço.

Entenda aqui o quanto é importante manter esse detalhe em suas fotografias e como fazer sua marca d’água sem dificuldades.

Por que fazer uma marca d’água?

marca d'água em fotografia

Existem dois motivos principais envolvendo a importância de fazer uma marca d’água:

1– Proteger ou cuidar da imagem, pois assim não se perde a identidade de quem fez o trabalho, isto é, quem tirou a fotografia ou de quem ela pertence,

2– Divulgar o trabalho de quem fez determinado trabalho, tirou tal fotografia, o que pode ser muito útil para usuários que acabam se interessando por um futuro projeto com o profissional, por exemplo.

Assim, a marca d’água evita que o dono da fotografia digital “perca” seu direito autoral sobre ela. Sem uma marca que indique quem é responsável pela imagem, ela se torna de domínio público e de uso livre.

Existem outras formas de proporcionar segurança a um trabalho no meio digital, mas as marcas d’água são fáceis de serem feitas e garantem o cuidado com o compartilhamento ou publicação de uma fotografia com direitos autorais inclusos.

Como fazer uma marca d’água?

marca d'água em foto

Sabendo da importância, agora é hora de você fazer uma marca d’água. Decida qual será seu símbolo ou mensagem, como um logo, ícone ou selo, até mesmo seu próprio nome, que ficará sobreposto às imagens.

Essa será sua “assinatura” que dificulta a cópia de seu trabalho, além de ser um modo de propagar seu nome nas redes sociais.

Tenha em mente que a marca não deve cobrir boa parte da imagem, ainda mais se ela tiver texto. De preferência, crie algo que faça sentido com seu trabalho.

Confira recomendações de 3 sites que permitem que você faça sua marca d’água:

🔹 PicMarkr:

Um exemplo é o site PicMarkr. Para fazer uma marca d’água nele, você pode carregar fotos que já estão postadas em seu Facebook ou fazer upload de até cinco imagens de uma vez.

Depois, é só escolher uma entre as três opções de marca d’água, que são texto, imagem ou lado a lado. Só tome cuidado, porque não tem como definir a opacidade da imagem, por isso saiba fazer uma marca adequada.

🔹 PicMark:

Com nome similar, o site PicMark conta com um jeito diferenciado para fazer uma marca d’água, pois ela nada mais é do que um quadro ao redor da imagem.

A imagem fica intacta, mas nota-se que ela pode ser facilmente cortada e usada de maneira indevida.

🔹 Watermark:

O site Watermark.ws é mais flexível, pois a marca d’água (tanto foto quanto texto) pode ser arrastada para qualquer lugar da imagem.

Você pode ajustar fonte, cor e opacidade da imagem.

Lembre-se sempre dos dois pontos principais em fazer uma marca d’água: proteger e divulgar. Você pode encontrar vários outros sites gratuitos, mas com limitações ou com outros detalhes que facilitam seu trabalho.

Você já faz uso de marca d’água em suas fotografias?

Montagem de Vídeos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content