Como fazer efeitos especiais em vídeos – Passo Passo nos principais editores

Foi-se o tempo que efeitos especiais eram restritos apenas ao cinema. Hoje, dá para inserir esses diferenciais em quaisquer vídeos. O segredo é utilizar ferramentas específicas.

Não conhece uma sequer? Sem problemas: apresentamos as principais e ainda damos dicas para criar os efeitos especiais mais utilizados atualmente. Confira e aprenda a fazer esses efeitos em vídeos!

Ferramentas para fazer efeitos especiais em vídeos

As principais ferramentas utilizadas são programas de efeitos especiais para vídeos. Eles são editores que permitem inserir efeitos no material e torná-lo mais criativo e original.

Há vários editores de vídeo com efeitos especiais. Para ajudar você a escolher um, listamos os principais utilizados atualmente para inserir efeitos no vídeo. Veja quais são eles:

Adobe After Effects

O Adobe After Effects é considerado um dos programas mais completos de edição de vídeo, permitindo realizar transições, remover ou adicionar objetos, fazer fumaça ou chover. Tudo depende da criatividade do autor do vídeo.

Devido à sua qualidade e inúmeras funções, o After Effects é utilizado até mesmo em produções de cinema. Justamente por ser mais avançado, iniciantes podem demorar um pouco para se acostumar com o programa, mas o esforço vale a pena porque o resultado final do vídeo é melhor.

Sony Vegas

O Sony Vegas é um dos editores de vídeo mais populares do momento e isso se deve ao programa ter vários recursos e efeitos especiais. Sua interface é amigável, o que possibilita a utilização até por quem não é profissional da área.

A ferramenta permite a edição de vídeo e áudio, personalização de cores, adaptações em 3D, máscara de efeitos, compatibilidade com mídias de alta resolução, entre outros recursos.

Adobe Premiere

O Adobe Premiere diferencia-se por ter funções voltadas a iniciantes e profissionais, atendendo perfis variados de editores de vídeo. A ferramenta permite adicionar efeitos e criar transições no material, personalizando-o de maneira rápida e com qualidade.

 Adobe Premiere Vs Sony Vegas – Qual é melhor [COMPARATIVO COMPLETO]

VivaVideo

Trata-se de um editor de vídeo dedicado a smartphones com sistema operacional Android, portanto, é perfeito para quem está começando e faz tudo usando o celular. O app oferece opções de cortar vídeos, adicionar transições, aplicar efeitos e filtros, bem como compartilhar o material diretamente no YouTube.

Criando efeitos especiais em vídeos

Ao utilizar as ferramentas sugeridas é mais fácil inserir efeitos especiais em vídeos. Mas, para quem nunca tentou realizar essa tarefa pode ser um pouco complicado no começo.

Pensando em simplificar a inserção desses detalhes no material, listamos alguns tutoriais com os efeitos especiais mais utilizados: de fumaça, virada de página e explosão. Veja como fazer!

Como fazer efeito de fumaça em vídeos

Dá para fazer efeito de fumaça em vídeo usando o Adobe After Effects, que entregará um resultado de alta qualidade. Veja como realizar esse efeito:

  • Baixe uma imagem de fumaça para inserir no vídeo;
  • Crie uma nova composição no After Effects;
  • Insira a imagem da fumaça na composição, realizando as edições e ajustes que desejar;
  • Salve o vídeo.

Quer ver um exemplo de inserção do efeito de fumaça em vídeos, para guiar seu trabalho? Então, confira um tutorial completo no vídeo, abaixo:

Como fazer efeito de virada de página em vídeos

O Adobe After Effects também é um grande aliado na hora de fazer o efeito de virada de página (chamado de Page Turn) em vídeos. O processo para obtê-lo é simples:

  • Crie uma nova composição com o vídeo;
  • No menu Effects & Presets, digite e selecione Page Turn;
  • Configure os parâmetros de acordo com seu gosto;
  • Salve o vídeo.

Caso queira fazer um efeito mais trabalhado e criativo, verifique um tutorial detalhado com uso do Page Turn do Adobe After Effects no vídeo abaixo:

Como fazer efeito de explosão em vídeos

Uma boa ferramenta para fazer o efeito de explosão em vídeos é o Sony Vegas, que entrega um resultado com jeito profissional. Confira um passo a passo de como fazer esse efeito:

  • Separe o vídeo e uma imagem de explosão, que pode ser obtida em diferentes mídias;
  • Importe o vídeo para sua timeline;
  • Crie uma nova track de vídeo clicando com o botão direito na timeline e selecione “insert video track”;
  • Insira a imagem de explosão na timeline;
  • Posicione a explosão onde deseja que ela apareça e faça os ajustes necessários;
  • Salve o vídeo.

Veja mais detalhes sobre como inserir o efeito de explosão usando o Sony Vegas no tutorial disponível  no vídeo abaixo:

>> CLIQUE AQUI para saber quais são os 5 melhores editores profissionais de vídeos <<

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content