Como fazer desenhos no computador? Dicas e macetes para PC

A arte digital, feita em computadores, tem uma série de vantagens em relação à arte convencional. A primeira delas é a acessibilidade, uma vez que tudo o que é preciso é de um computador e de um programa de edição. Diferente da arte tradicional, que requer uma série de ferramentas e materiais (que se esgotam com o tempo, diferentemente).

Se você está pensando em se lançar neste mundo dos desenhos feitos no computador, confira este nosso artigo, com todas as informações que você precisa saber antes de realmente colocar a mão na massa… ou no mouse, nesse caso!

como fazer desenhos no computador

Como fazer desenhos no computador?

Para fazer desenhos no computador, há duas opções: utilizar o mouse e o teclado ou utilizar uma mesa digitalizadora.

Caso você escolha o mouse e o teclado, você utilizará o teclado para realizar determinadas funções, usando atalhos com as teclas, e o mouse como a mão com a qual você segura o lápis, a caneta ou o pincel. Obviamente, não é tão prático quanto segurar um lápis na vida real, mas quebra o galho e a prática pode trazer mais habilidade.

A outra opção, mais recomendada, é o investimento em uma mesa digitalizadora. Uma mesa digitalizadora basicamente serve para simular o uso de uma folha e de um lápis. A mesa é uma espécie de tablet, todo preto, que acompanha uma caneta, a qual você pode deslizar sobre a mesa. As ações que você realiza sobre a mesa são passadas para o computador, de modo que tudo o que você desenhar na mesa digitalizadora será desenhado no seu programa de edição ou de ilustração.

mesa digitalizadora

Há diversas mesas digitalizadoras no mercado, desde mais simples, pequenas e sem grandes funcionalidades extras, custando por volta de R$ 250,00, até mais caras e profissionais, podendo chegar a incríveis R$ 16.000,00.

Para começar, recomendamos fortemente as mais simples. Afinal, de nada adianta comprar uma super avançada, desembolsando uma grande quantidade de dinheiro, se você não vai ser capaz de explorar todas as suas funcionalidades, uma vez que são voltadas para ilustradores já profissionais na arte digital.

Quais os programas mais utilizados?

Já em relação aos programas disponíveis no mercado de arte digital, há tanto programas gratuitos, mas muito práticos e funcionais, quanto programas pagos, com diversas funções que programas mais simples não possuem.

Programas gratuitos de desenho e arte digital

Confira a seguir alguns programas gratuitos de desenho e arte digital para você experimentar:

Programas pagos de desenho e arte digital

Por outro lado, programas pagos famosos entre desenhistas, ilustradores e pintores digitais são os seguintes:

Vantagens de se desenhar no computador

Há uma série de vantagens de se desenhar no computador. Isso, é claro, se você conseguir se acostumar com isso, o que implica superar a barreira inicial da dificuldade. A verdade é que a prática leva à perfeição, e você precisará de muita prática para se acostumar com este novo modelo de desenho.

Porém, uma vez superada a barreira inicial, um mundo inteiro se abre diante de você.  Abaixo, listaremos algumas das vantagens de se optar por desenhar no computador!

Grande variedade de cores e materiais

Primeiramente, uma vantagem bastante óbvia é a quantidade gigantesca e ilimitada de cores, pontos de lápis, tipos de pinceis etc. Além das ferramentas oferecidas pelos próprios programas de edição e desenho, você ainda pode baixar mais ferramentas, criadas por usuários.

Ah, além disso, você pode usar e esbanjar à vontade, uma vez que não precisa pagar nenhum dos baldes de tinta que você utilizar!

homem-mesa-computador

Liberdade de experimentação

Além disso, a infinidade de materiais traz ainda outra vantagem: a liberdade de experimentação! Isso porque você poderá fazer o que quiser na tela, com os materiais que quiser, sem ter que se preocupar com o resultado, nem com a sujeira (que poderia causar na vida real). Não gostou do resultado? É só apagar e partir para a próxima!

Trabalho em camadas

Uma das principais vantagens da arte digital é o trabalho em camadas. Você não precisa ter a mesma preocupação que você tem na vida real ao desenhar, ou seja, o temor de fazer algum traço errado e estragar o desenho. Seja pelo fato de você poder apagar até mesmo a tinta mais forte, seja por trabalhar com camadas, reservando cada parte do desenho a uma camada diferente!

Resultado imediato e grande variedade de aplicações

Por fim, diferente de uma pintura em uma tela real, o resultado da arte digital é imediato. Você não precisará esperar dias ou semanas até que seque. É claro que o resultado não é idêntico ao de uma pintura real, embora se aproxime bastante!

Além disso, há uma grande variedade de aplicações que uma arte digital pode ter. É muito mais fácil vender uma arte digital para alguma empresa que a usará como logo, plano de fundo, capa de revista etc. do que um quadro pintado a mão.

Veja aqui!!! Quanto ganha um youtuber!!! 😱 😱

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content