Como espelhar uma imagem no Photoshop? Aprenda aqui!

Mexer com edição de fotos e vídeos é algo muito comum na vida de vários brasileiros, visto que são ferramentas simples e fáceis de serem utilizadas. Uma das que mais são disseminadas no território brasileiro é sem dúvidas o Photoshop.

Existem vários trâmites que são necessários de serem aprendidos para melhorar o uso desse aplicativo, sendo que uma das principais buscas é aprender a como espelhar uma imagem no Photoshop.

Veja abaixo como conseguir fazer essa ação, quais são os acessos e demais ferramentas.

Como espelhar uma imagem no Photoshop?

Você tirou uma foto com seus colegas de trabalho, ficou linda, porém estão todos olhando para o lado errado na hora de ser postado?

Uma das formas de conseguir modificar essa ação – tirando fotos que tenham letras, roupas com frases ou itens escritos -, é por meio do espelhamento de imagens no Photoshop.

Os comandos de rotação da imagem permitem gerar conforto visual, que é uma base para conseguir uma boa composição e aceitação de um projeto.

Mas, nem sempre é possível adivinhar onde ficará certa a logo escolhida ou a marca d’água quando se termina o tratamento de determinada imagem, além de às vezes, é necessário muitas outras adequações para que a imagem fique bonita e se possa salvar os projetos dentro do padrão esperado.

É importante destacar que essa opção não inverte somente a imagem, mas também todo o projeto:

  1. Clique para abrir o seu Photoshop;
  2. Agora, será clicar na opção “Menu” e depois “File” ou “Arquivo”;
  3. Depois clique na opção “Abrir” ou “Open” e procure localizar a imagem, clicando novamente na opção “Abrir” ou “Open”;
  4. Você também pode seguir o atalho “⌘ + O” (para MacOS) ou “Control + O” “Para Windows”;
  5. Agora, clique no menu em “Image” ou “Imagem” > “Rotate” ou “Girar” > “Flip Canvas Horizontal”ou “Espelhar Imagem Horizontal” – se quiser espelhar a imagem de modo vertical, basta escolher “Flip Canvas Vertical” ou “Espelhar Imagem Vertical”;
    Como espelhar uma imagem no Photoshop? Aprenda aqui!
  6. Depois disso, basta salvar sua imagem ou arquivo final quando acabar todo o processo.

Viu como o processo é mais fácil do que o esperado? Dessa forma fica muito mais fácil de conseguir editar todos os itens ali existentes, deixar a imagem como você deseja e ainda poder postar ela em quaisquer redes sociais ou imprimir, se quiser.

Como espelhar a imagem no Photoshop – Com camada desejada

Essa outra opção irá fazer a inversão somente da camada desejada, e não de todo o projeto como um todo. Veja abaixo como seguir o passo a passo:

  1. Primeiro, é preciso que abra o Photoshop;
  2. Depois clique na opção do menu “File” ou “Arquivo”;
  3. Agora, clique na opção “Open” ou “Abrir” e procure pela imagem desejada e clique novamente em “Open” ou em “Abrir”;
  4. Ou então siga o atalho “⌘ + O” (para iOS) ou a opção “Control + O” (para Windows);
  5. Escolha a camada que você deseja espelhar;
  6. Clique então na opção “Edit” ou “Editar” > “Transform” ou em “Transformação” e selecione a opção “Flip Horizontal” ou “Espelhar Horizontalmente” — se quiser espelhar de forma vertical, só é preciso optar por “Flip Vertical” ou “Espelhar Verticalmente”;
  7. Por fim, clique para salvar a imagem/arquivo.

Também há a possibilidade de espelhar uma imagem de forma manual direto no Photoshop, basta que você selecione a camada que quer inverter, selecionar um dos cantos laterais ativos da seleção – superior, inferior ou lateral -, e assim, arrastar para o extremo oposto.

É interessante lembrar que essa é uma solução prática, mas, que é bem menos certeira e muito menos recomendada.

Devido a questões de segurança, procure sempre guardar a versão original de todas as imagens que você for editar.

Dicas de uso do Photoshop: saiba mais!

Uso do Zoom

De forma original, só há a possibilidade de dar zoom por meio do menu lateral da interface, mas, caso o usuário clique na opção “H”, é possível fazer a movimentação da imagem de forma livre, além de fazer o zoom em áreas específicas da imagem.

Movimentar uma seleção

Quando você está fazendo uma edição de imagem, pode ser que essa criação de uma seleção flutuante possua algum erro, ou não tenha iniciado de onde você gostaria.

Dessa forma, há a chance de usar a tecla “Espaço” enquanto o mouse está clicado, de maneira a conseguir movimentar esta seleção. Essa opção serve também para seleções livres, retangulares e até mesmo quando são curvas vetoriais.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content