Como editar vídeos nos principais programas de edição – Primeiros passos

Se você é um estudante de audiovisual ou já produz vídeos de forma profissional, com certeza sabe da importância de um editor de vídeo que forneça as ferramentas básicas de edição e garanta a qualidade do seu conteúdo final. 

Existem inúmeros editores disponíveis no mercado, com mais ou menos recursos, em sua maioria pagos. Neste artigo, vamos te ensinar alguns pontos básicos para editar vídeos nos principais editores utilizados no universo audiovisual, incluindo uma opção online e gratuita.

Para começar, saiba que cada programa tem suas especificidades e pode ter pequenas diferenças de acordo com a versão que você utiliza, assim como o funcionamento da sua máquina. 

Nosso tutorial pretende dar conta das funções básicas, então lembre-se que você sempre pode ir além, explorando os softwares e usando sua criatividade sem limites. 

Como editar vídeo no Adobe Premiere

O mais famoso editor profissional utilizado pelos editores, o Adobe Premiere foi um dos primeiros a serem lançados. Ficando mais intuitivo com o tempo, ele ainda mantém seus segredos e é bastante adorado pela qualidade que proporciona ao material final. 

Editando no Premiere

O Adobe Premiere requer uma certa organização do editor. Ele aceita inúmeros formatos de vídeo, mas os mais comuns são: 

  • .mp4
  • .AVI
  • .MOV

Saber o tipo de arquivo do seu vídeo base é importante para seguir para o próximo passo.

Criando um projeto

Antes de tudo, é necessário a criação de um projeto, que nada mais é do que o lugar onde todo o seu material ficará guardado e disponível para edição dentro do programa. 

Geralmente, o próprio Premiere já vai te mostrar a página de ‘Novo Projeto’ ao abrir o programa. Caso isso não aconteça: 

  • File > New Project
  • Nomeie o seu projeto
  • Escolha a localidade onde ele será salvo (em um HD externo, por exemplo)
  • Tecle Enter

Aqui, você já tem acesso ao programa em si, onde a mágica acontece.
Nas guias laterais, estão disponíveis as pastas que você importar, seus vídeos originais, assim como outros arquivos que você deixou prontos previamente – como logos, filtros, etc. 

Para começar uma edição, basta arrastar um vídeo para a timeline, e utilizar as ferramentas disponíveis de acordo com as suas necessidades. 

Como editar vídeo no Sony Vegas

Bastante semelhante ao Premiere, o Sony Vegas é uma opção mais intuitiva, mas que oferece as mesmas funcionalidades do editor anterior. 

Para editar no Sony Vegas: 

  • Você pode começar uma edição de vídeo simplesmente arrastando o vídeo de uma pasta local para dentro do programa. 
  • Com isso feito, as funcionalidades do programa vão ser habilitadas. 
  • Ferramentas como corte, inserção de texto e filtros enriquecem a sua edição, e podem ser utilizadas de acordo com a sua criatividade e necessidade dentro de cada projeto. 

Como editar vídeos no Clipchamp

O Clipchamp é uma opção online e gratuita para quem deseja editar vídeos de maneira simples e com ferramentas que deixem o vídeo com algum aspecto de qualidade. 

Para começar, é necessário realizar um cadastro simples – login e senha – para ter acesso às ferramentas do programa. 

A vantagem de usar o Clipchamp é não precisar instalar nenhum programa no seu computador, além de garantir a segurança dos seus arquivos, pois tudo é manipulado dentro do servidor do Clipchamp. 

Importando ou criando um vídeo 

Um dos diferenciais deste editor, é que ele permite a criação de novos vídeos – através de uma câmera conectada, por exemplo- ou utilizar um vídeo já existente. 

  • Arraste e solte um vídeo do seu computador para a janela do programa 
  • Clique em ‘Editar Vídeo’ para começar.

As ferramentas que ficam habilitadas a partir de agora podem ser usadas livremente, entre elas:

  1. Cortar

Deslize os marcadores do início e fim do vídeo para selecionar a sequência desejada. 

       2.Recortar

Hoje, as câmeras gravam em diversos formatos, e com essa ferramenta você pode fazer uma seleção específica da área que estará visível do seu vídeo final. 

      3. Ajustes de iluminação

Dentro do programa, é possível alterar configurações de luz, deixando seu vídeo com aspecto mais profissional, adicionando ou removendo cor, assim como adicionando alguns filtros internos. 

Como exportar vídeos 

Em cada alteração, o Clipchamp automaticamente salva uma versão do seu vídeo, prevenindo que você perca horas de trabalho. Para salvar um vídeo no seu computador:

  • Clique no botão ‘Exportar vídeo’ na parte superior da tela 
  • Selecione a resolução desejada (ex: 480p)
  • Clique no botão ‘Exportar’
  • Aguarde a renderização
  • Pronto, seu vídeo já pode ser compartilhado.

Como deixar foto nítida

Agora que já sabe como editar vídeo nas principais ferramentas fique de olho aqui no Editor de Fotos e Montagens para aprender sempre novas técnicas profissionais!

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content