Como criar um canal no Youtube – Passo a Passo com dicas

Seja por hobby, seja por querer uma renda extra no final do mês, muitos têm vontade de tirar um sonho distante da gaveta e colocar em prática um projeto de criar um canal no YouTube. Porém, muitos não sabem nem por onde começar.

Se você deseja criar um canal no YouTube e começar a se aventurar neste mercado, confira o tutorial que preparamos para você, seguido de algumas dicas, e comece com o pé direito nesta sua nova empreitada!

Como criar um canal no YouTube pessoal?

Isso irá depender do seu objetivo. Isso porque há duas formas de se criar um canal no YouTube: criar um canal pessoal, no seu nome, ou criar um canal com um nome de empresa ou qualquer outro nome.

Vejamos a seguir cada uma das maneiras de se criar um canal no YouTube.

Para criar um canal pessoal, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1 – Acesse o site do YouTube. Nele, aperte no canto superior direito para efetuar o login.

Como criar um canal no Youtube

Passo 2 – Na página seguinte, faça login na plataforma do YouTube, inserindo seu e-mail e a sua senha. Caso você ainda não seja cadastrado, você pode realizar seu cadastro clicando em “criar conta”.

Como criar um canal no Youtube

Passo 3 – Uma vez que você efetuou o login na plataforma do YouTube, basta clicar em qualquer lugar que demande ter um canal para iniciar o seu. Por exemplo, clique no ícone de “enviar um vídeo”, indicado pela seta vermelha abaixo.

Como criar um canal no Youtube

Passo 4 – Como essa é uma ação que requer ter um canal, o YouTube te levará a uma página na qual você poderá criar o seu. Simplesmente informe o nome que você deseja dar ao canal e aperte em “criar canal”.

Como criar um canal no Youtube

Passo 5 – Pronto! Seu canal estará criado e você já poderá começar a enviar vídeos para a plataforma!

Como criar um canal no Youtube

Uma vez com o canal criado, você terá acesso ao YouTube Studio, a partir do qual você poderá enviar e modificar seus vídeos, bem como criar playlists, fazer transmissões ao vivo, conferir as estatísticas do canal, ver os comentários e muito mais!

Como criar um canal no Youtube

Criar um canal com um nome de empresa ou outro nome

Caso você queira criar um outro canal na mesma conta, seja ele para a sua empresa, seja ele apenas um canal secundário, o procedimento é bastante semelhante. Simplesmente siga os passos abaixo.

Passo 1 – Acesse o site do YouTube e efetue login na plataforma, com o e-mail com o qual você deseja criar o canal. Pode ser até mesmo a conta usada para criar o seu canal pessoal.

Em seguida, acesse a sua lista de canais, clicando neste link.

Passo 2 – Na lista de canais, aperte em “criar um novo canal”.

Como criar canal do Youtube

Passo 3 – Em seguida, insira o nome que deseja dar ao canal e aperte em “criar”.

Como criar canal do Youtube

Passo 4 – Pronto! Seu canal já está criado e você pode começar a enviar vídeos para o YouTube!

Como criar canal do Youtube

Passo 5 – Para alternar entre os vários canais vinculados à sua conta, clique no ícone do seu canal, na parte superior direito da tela, e em seguida vá em “alternar contar”.

Como criar canal do Youtube

Passo 6 – Depois, basta selecionar o canal que você deseja gerenciar!

Como criar canal do Youtube

Dicas na hora de criar um canal no YouTube

Na hora de criar um canal no YouTube, é preciso ter alguns detalhes em mente. A primeira coisa que você precisa decidir é se o seu canal será apenas um hobby ou se você pretende torná-lo futuramente em seu ganha pão.

Se você pretende fazer do seu canal um canal profissional, é preciso que você já pense a longo prazo em possíveis investimentos que você pode vir a fazer, comprando equipamentos melhores no futuro, fazendo parcerias com anunciantes etc. Muitas dessas melhorias vêm com o tempo e de maneira natural.

Alguns dos investimentos básicos são em câmera, microfone, a parte gráfica do canal (banner, imagem de perfil, thumbnails etc.) e edição de vídeo. Com o tempo é possível que você vá aprimorando por si mesmo esses elementos, muitas vezes até com o rendimento do próprio canal, de modo que você não precisará tirar dinheiro do bolso para isso.

Outra dica é definir o seu conteúdo. Já ouviu aquela expressão: quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada? Pois então! Tenha em mente para qual tipo de conteúdo o seu canal vai ser voltado, ou seja, se vai ser um canal de jogos, de entretenimento, de pescaria, de culinária etc. Ah, e é importante manter-se dentro de seu conteúdo! Mudar de uma hora para outra o foco do canal irá confundir o algoritmo do YouTube, de modo que você perderá visualizações.

Além disso, é preciso que você invista na qualidade do seu conteúdo e mantenha uma certa periodicidade de postagens. Afinal, é um mercado muito competitivo. Para chegar ao topo (e manter-se nele), você precisará produzir um conteúdo bem bacana e com uma frequência razoável.

Quanto ganha um Youtuber e como ganhar dinheiro no Youtube

Montagem de Vídeos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content