Como cortar um vídeo no PC e celular para usar no Instagram Whatsapp ou YouTube (Tutorial)

Cortar um vídeo é uma das principais ferramentas de montagem. Antigamente, essa operação era feita na tesoura mesmo, recortando os pedaços de rolo de filme e unindo para criar a sensação de movimento e continuidade nos filmes e animações. Atualmente, graças a tecnologia,  essa operação também chamada de dividir está disponível em todos os editores de vídeo, mesmo os online e gratuitos. Por isso, não é preciso instalar um programa de edição se quiser somente dividir um arquivo longo em partes menores ou remover um pedaço de um vídeo. Aqui te ensinamos várias formas de cortar vídeo online e também como fazê-los nos editores profissionais, como o Adobe Premiere e Sony Vegas.

Como cortar um vídeo no PC Windows ou Mac

Editar vídeos no computador, tanto no Windows como no Mac ou Linux é mais recomendado para quem vai fazer um trabalho longo, que exige trabalho com múltiplos arquivos e muitos cortes de áudio e vídeo. A tela maior permite a visualização com mais precisão e agilidade na hora de navegar pela linha do tempo de edição (existente em praticamente todos os programas). Se você precisar fazer muitos cortes recomendamos que utilize um dos seguintes programas:

Como cortar vídeo com o Atube Catcher

Passo 1 – Acesse o site do Atube Catcher para fazer o download do programa no seu computador. No site será possível escolher a versão em português;

Passo 2 – Na tela inicial do programa clique em “Ferramentas” e selecione “Vídeo e Áudio Ferramenta do corte”

Como cortar vídeo no atube Catcher

Passo 3 – Clique no botão com três pontos e em “Open” para selecionar o vídeo do seu PC que deseja incorporar a tela de edição;

Como cortar vídeo no atube Catcher

Passo 4 – Para cortar selecione o ponto de início e o ponto final do video, arrastando a ferramenta de “seta”. Aguarde pela visualização automática do vídeo;

Como cortar vídeo no atube Catcher

Passo 5 – Quando selecionar um ponto aguarde a imagem carregar a visualização”. Depois, basta clicar em “iniciar” para ver como ficou já renderizado.

Como cortar vídeo no Adobe Premiere

Passo 1 – Primeiramente, abra Adobe Premiere e selecione o vídeo que deseja trabalhar. Utilizando o painel source, use a agulha amarela para selecionar o início do corte e clique na tecla i. Depois, ainda com a agulha, selecione a parte em que você quer que termine esse corte e, em seguida, selecione a tecla Ctrl + O. 

Como Cortar vídeo no Premiere


Passo 2 – Você verá que esse intervalo agora vai ser mostrado na timeline, que é a parte inferior direita do programa. Selecione a ferramenta circulada em vermelho (razor), que é uma pequena navalha, como mostra a figura abaixo.

Como Cortar vídeo no Adobe Premiere


Passo 3 – Agora, posicione seu mouse e clique aonde quer realizar esses cortes.

Adobe Premiere – Como funciona? Como usar em 5 passos

Como cortar vídeo no Sony Vegas

Passo 01 – Primeiramente, você vai precisar importar o vídeo para o Sony Vegas. Vá até o canto esquerdo superior da sua tela e posicione o mouse em “arquivo”. Vá para importar e selecione “mídia”. Uma janela irá abrir mostrando os arquivos que você já possui em seu computador. Selecione então o vídeo que você quer cortar e clique em “open”.


Passo 2 – Após isso, com a agulha, vamos começar a selecionar no vídeo a parte que queremos cortar. Comece posicionando essa agulha na parte em que começa ou termina o trecho que você quer retirar. Deixe a agulha nesse trecho e aperte a tecla S. Veja que agora o vídeo já está cortado. Basta selecionar a parte que quer excluir e aperte em seguida “delete” no seu teclado.

Outro modo de realizar esse corte é utilizando essa barra amarela, como mostra a imagem abaixo:

Como cortar vídeo no Sony Vegas


Passo 3 – Nesse caso, iremos selecionar um intervalo do vídeo que queremos tirar. Selecione esse intervalo, vá com o mouse para a parte superior esquerda da tela e clique no ícone de tesoura. Você também pode utilizar o atalho Ctrl + X.

Como cortar vídeo no Sony Vegas

Com dificuldades para usar o programa? Te ensinamos mais detalhes no link abaixo:

Sony Vegas – Como funciona? Avaliação (link para BAIXAR)

Como cortar vídeo no Windows Live Movie Maker

Passo 1 – Abra o programa Movie Maker, clique em “selecionar vídeo” e encontre o vídeo que você deseja cortar e editar.


Passo 2 – Nesse programa, você consegue visualizar o vídeo do lado esquerdo da tela. Tente encontrar a parte em que você deseja realizar o corte.n Clique em “editar”, no canto superior do programa. Nessa tela, você irá visualizar ferramentas de corte.

Como cortar vídeo no Movie Maker


Passo 3 – Se você quer que seu vídeo comece a partir de um certo ponto, você seleciona a parte em que deseja que ele comece e clique em “Definir ponto inicial”. Com essa ferramenta, tudo o que vem antes do corte vai ser excluído.


Passo 4 – De modo contrário, quando você quer que seu vídeo acabe em um certo ponto, você pode utilizar a ferramenta “Definir ponto final”. Da mesma maneira, quando encontrar a parte em que você não quer mais o que vem depois dela, clique em definir ponto final, assim, tudo o que está depois desse corte será excluído.

Porém, caso você queria cortar alguma cena que está no meio do vídeo, você deve usar a ferramenta “dividir”. Clique em dividir quando começar a cena que você quer retirar e clique novamente em dividir quando acabar essa cena. Depois, basta selecionar com o mouse o trecho repartido e clicar em “delete” com o seu teclado.

Movie Maker – Como funciona? Avaliação (link para BAIXAR)

Como cortar um vídeo no celular usando aplicativos

Se você vai fazer uma edição de vídeo no celular usando fotos e músicas é melhor ter uma boa alternativa de aplicativos para te ajudar nessa função. Felizmente tanto na Play Store como na Apple Store existem opções gratuitas e repletas de efeitos para te garantir além do corte do vídeo a separação de áudio e uma renderização completa para compartilhar diretamente com o YouTube, Instagram, Whatsapp ou outras redes sociais.

Essas opções de aplicativos são as mais recomendadas para quem quer cortar um vídeo para o Instagram ou deixá-lo menor para o Whatsapp – mas lembre-se de que na versão mais atualizada do aplicativo de mensagens já tem uma opção de corte para os vídeos que não excedem o limite de tamanho permitido.

Cortar vídeo no Imovie

Passo 1 – Acesse o programa Imovie para computador no site oficial ou no link para a Apple Store, logo abaixo:

Imovie App

Download na Apple Store


Passo 2 – Use o botão “Find Media” para importar o vídeo que deseja cortar e arraste-o para a linha do tempo;
Importar midia no imovie


Passo 3 – Arraste a agulha para o momento que deseja cortar do vídeo e clique em “Dividir”;
Cortar vídeo no Imovie


Passo 4 – Exclua o pedaço que não deseja mais do vídeo;


Passo 5 – Para reduzir o tamanho do vídeo vá à ferramenta “Crop”, clique e arraste apra redimensionar o tamanho da imagem;
Redimensionar vídeo no Imovie


Passo 6 – Pronto, agora basta fazer a exportação do áudio em “Salvar”.

Como cortar vídeo online no Clipchamp

Passo 1 – Acesse o programa Clipchamp fazendo a instalação pelo site oficial no link: https://clipchamp.com/en/


Passo 2 – Use o botão “Add Media” na lateral esquerda para fazer o download do vídeo para o programa;
Importar mídia clipchamp


Passo 3 – Arraste a agulha para o momento que deseja cortar do vídeo e clique em “Dividir”;
Dividir Clipchamp


Passo 4 – Exclua o pedaço que não deseja mais do vídeo ou arraste outro para fazer a sua montagem;
Clipchamp adicionar vídeo


Passo 5 – Pronto, agora basta fazer a exportação do áudio em “Salvar”.

Exportar no Clipchamp

 

Como cortar vídeo no Wondershare Filmora

Passo 1 – Com o vídeo já aberto no programa Filmora, você pode selecionar o início do trecho que você deseja fazer o corte com a agulha (que é a linha reta preta na parte inferior do vídeo) que se movimenta e mostra na tela em qual parte estamos.

Como cortar vídeo no Filmora


Passo 2 – Após encontrar o início desse trecho, selecione a tesoura para cortar ali o vídeo.

Como cortar vídeo no Filmora

Passo 3 – Depois, clique com o mouse na outra parte do vídeo, que ainda não está com a barra vermelha em baixo. Encontre também com a agulha a parte final do trecho que você quer retirar. Quando encontrar, clique novamente na tesoura.


Passo 4 – Após isso, você terá selecionado exatamente o trecho que quer retirar. Aperte em seu teclado Ctrl + X e assim você irá cortar essa parte.

Wondershare Filmora 9 – Download e Como baixar, ativar e usar sem marca d’ água

Como cortar vídeo online em sites (sem baixar programas)

Clique nos links abaixo para escolher o programa online de edição para cortar seu vídeo pela metade ou cortar o vídeo em partes:

Essas opções são ideais para quem quer fazer uma edição simples, economizando espaço na máquina e o tempo de download de instalação de programas pesados que, muitas vezes, não existem na versão gratuita.

Mais tutoriais para a sua edição de vídeo

Precisa de mais tutoriais para te ajudar com a sua edição de vídeo? Preparamos uma lista que vai te ajudar em tudo o que você precisar. Clique nos links e vire um expert em video marking:

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content