Hoje em dia existem diversos modelos diferentes de smartphones, cada um com suas particularidades de câmeras e sistemas operacionais.
Embora as fabricantes tentem padronizar os tipos de formatos de arquivos que cada aparelho suporta, alguns, por questões técnicas, acabam funcionando com arquivos diferentes.
Quando você tenta compartilhar um formato x, por exemplo, pode acontecer de um outro aparelho não conseguir ler aquele arquivo, necessitando de um app específico ou uma conversão para outro formato suportado pela galeria do seu celular.
Neste artigo, vamos explicar um pouco melhor porque isso acontece e como converter um vídeo que consiga ser lido na galeria do seu celular.
Antes de partir para a conversão, é necessário entender a origem do erro que está impedindo a reprodução do vídeo.
Os celulares mais atualizados possuem uma memória interna de grande capacidade, o que exclui a necessidade de um cartão de memória (SD Card).
Porém, se você utiliza um SD Card, precisa verificar se a configuração dele é que não está impedindo a reprodução do vídeo .
A maneira mais fácil de resolver esse problema é seguindo o tutorial de formatação:
Passo 1 – Vá até ‘Configurações’ no seu celular
Passo 2 – Selecione a opção de ‘Armazenamento’
Passo 3 – Selecione ‘SD Card’, ‘Cartão de memória’ ou ‘Memória externa’
Passo 4 – Procure pela opção ‘Formatar’
Ao realizar a formatação do cartão pelo próprio aparelho, você automaticamente configura o cartão para ler qualquer arquivo gravado no seu celular.
Se mesmo assim você não conseguir reproduzir um vídeo, siga o nosso tutorial de conversão a seguir.
Existem várias maneiras diferentes de fazer a conversão entre formatos de vídeo. Aqui, vamos ensinar duas delas, totalmente gratuitas. A primeira é através de um software, e a segunda é através de um conversor online.
Gratuito e fácil de usar, até para quem não entende muito de formatos de vídeo, o Format Factory é um software de computador que permite a conversão entre diversos formatos, de maneira simples e eficiente.
O primeiro passo é fazer o download do software, através do site oficial ou de algum facilitador de downloads disponível na internet.
Com o programa baixado e instalado, é só seguir o passo a passo abaixo:
Com uma busca rápida no Google, você encontra diversos conversores online, e a grande maioria dá conta de fazer uma conversão mantendo a qualidade do vídeo, sem grandes firulas.
Escolhemos o FreeMake por ser um dos mais simples, servindo para qualquer pessoa e com uma conversão consideravelmente rápida.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário