Como colocar texto no Sony Vegas Pro – Tutorial e Dicas de fontes

Um dos programas de edição de vídeos mais utilizados no mercado audiovisual atualmente é o Sony Vegas Pro. O programa oferece diversos mecanismos para que seu vídeo fique bem produzido, inserindo imagens, áudios, textos etc. Nesse artigo, você vai descobrir como colocar texto no Sony Vegas Pro.

Os trabalhos de produção de vídeo estão cada vez mais em alta nos últimos anos. As redes sociais têm priorizado bastante os conteúdos em vídeo, então a demanda é cada vez mais alta. Por conta disso, tem sido cada vez mais útil ter domínio de programas de edição, seja para produzir conteúdos próprios ou para iniciar uma carreira na área.

Se você tem interesse em conhecer melhor o Sony Vegas Pro, então continue a leitura para entender como editar textos no programa.

Como colocar textos no Sony Vegas Pro?

Tá editando um vídeo e quer incluir alguma frase, título ou nome na tela? Então acompanhe o tutorial a seguir para ver como esse é um procedimento bem simples no programa:

1- Quando seu vídeo já estiver na linha do tempo, clique com o botão direito em qualquer campo vazio e selecione “Inserir pista (track) de vídeo”, ou use o atalho “Ctrl+Shift+Q”;

2- A seguir, clique com o botão direito do mouse sobre a track inserida e selecione a opção “Insert Text Media”;

Como colocar texto no Sony Vegas

3- Pronto, agora a caixa “Video Media Generators” estará aberta para você fazer sua edição de texto. Nela, é possível aumentar a fonte, mudar a cor, alterar o posicionamento do texto no vídeo etc.

Como podemos ver, colocar texto no Sony Vegas Pro é bem simples. E após adicioná-lo, você ainda tem diversas opções de efeitos para deixar o vídeo mais atrativo.

Na própria caixa de edição “Video Media Generators” é possível alterar a localização e duração do texto, editar a fonte, incluir bordas e até mesmo animações.

Mas como são centenas de fontes disponíveis no programa, o excesso de opções pode confundir a cabeça. Por isso, vamos entender melhor sobre os tipos de fontes para saber quais são indicadas para cada tipo de material.

Fontes mais indicadas para textos no Sony Vegas Pro

Você sabe o que é tipografia? É um conceito referente ao processo de criação na composição e impressão de um texto, à forma como as letras são compostas. E a diversidade de opções com as quais cada letra pode ser desenhada é responsável por uma grande quantidade de fontes.

alfabeto

De modo geral, as fontes são categorizadas em quatro grupos característicos: serifadas, sem serifa, script (cursivas) e decorativas.

Cada tipo é indicado para diferentes situações. Veja a seguir algumas das suas características, exemplos de fontes, e indicações de uso.

Fontes serifadas

As “serifas” são os pequenos traços de prolongamentos encontrados nas pontas das hastes das letras, aproximando uma letra da outra. Normalmente, essas fontes são utilizadas em textos longos, para facilitar a leitura. Isso ocorre porque a proximidade entre as letras dá sensação de conforto e aumenta o ritmo de leitura.

Entretanto, as fontes serifadas não são comuns em vídeos, pois a resolução dos aparelhos pode atrapalhar a leitura. Alguns exemplos de fontes serifadas disponíveis no Sony Vegas Pro são:

  • Times New Roman;
  • Palatino;
  • Cambria;

Fontes sem serifa

Como o nome já diz, essas fontes não possuem as serifas que caracterizam o tipo anterior. Também conhecidas como sans-serif, as fontes desse grupo têm letras retas, e são as mais indicadas para produções digitais. Portanto, as fontes sans-serif são as mais comuns para textos em vídeos.

São exemplos de fontes sem serifa encontradas no Vegas Pro:

  • Arial;
  • Verdana;
  • Gill Sans;
  • Segoi UI.

Fontes script ou manuscritas

As letras desse tipo de fonte imitam as famosas letras cursivas manuais. Costumam ter traços delicados, e são indicadas para textos e vídeos mais específicos, como convites, por exemplo.

Aliás, é recomendado cuidado para não utilizá-las em excesso, pois podem poluir o material e atrapalhar a leitura. Apesar de serem os tipos de fontes mais bonitos, precisam combinar com o vídeo ao invés de tirar a atenção das imagens.

Veja alguns exemplos de letras script disponíveis no programa:

  • Vivaldi Itálico;
  • French Script;
  • Palace Script.

Fontes decorativas ou fantasia

As fontes decorativas são mais artísticas e conceituais, “fantasiosas” conforme um dos nomes já diz. Mas também são indicadas para casos específicos, em que elas realmente caibam na proposta.

Ou seja, aqui fica a mesma dica que vale para o grupo anterior: cuidado para não deixar o material cansativo ou dificultar a leitura. Elas são as mais legais para usar, mas não podem destoar do conteúdo do vídeo e nem tirar a atenção dele.

Entre as fontes decorativas que você pode encontrar no Vegas Pro estão:

  • Cooper Black;
  • Bauhaus 93;
  • Kristen ITC;
  • Curlz MT.

É isso aí, agora que você já sabe como colocar texto no Sony Vegas Pro e conhece algumas das fontes e indicações de quando utilizá-las, agora é só praticar. Abra o programa e teste o máximo de letras possíveis, pois a melhor maneira de ter domínio é praticando.

Por fim, veja também como colocar créditos no encerramento do seu vídeo com o Sony Vegas.

Felipe Matozo

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e professor de teatro. Cobaia da cultura multitarefas do mundo atual, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content