Como apagar vídeos do Whatsapp – Passo a passo

Algumas coisas sobrecarregam a memória do seu celular, ocupando espaço sem necessidade. Entre elas, umas das principais são as mídias que você recebe via Whatsapp, principalmente os vídeos que são mais pesados.

Pra você liberar espaço no seu aparelho e poder continuar usando sem o risco dele ficar sem memória, uma boa dica é apagar esses arquivos que estão lá sem necessidade. E o melhor: sem precisar excluir as mensagens junto! A não ser que você queira, é claro.

Quer aprender como apagar vídeos do Whatsapp de uma maneira bem rápida? Então siga o passo a passo a seguir para liberar espaço na memória do seu celular de forma bastante simples. O procedimento é o mesmo para iPhone (iOS) e Android, talvez mudando apenas uma palavra ou outra.

 1 – Acesse as configurações do Whatsapp

Para apagar os vídeos do Whatsapp, o primeiro passo é abrir aplicativo e clicar nos três pontinhos na parte superior direita da tela. Depois selecione o menu “Configurações”.

Passo 1 - como apagar vídeos do Whatsapp

 

2 – Armazenamento

Nas configurações, clique em “Uso de dados em armazenamento”. Em seguida, selecione a opção “Uso de armazenamento”. Repare que logo abaixo vai aparecer o quanto esses arquivos estão ocupando da memória do seu celular.

p

3 – Gerenciamento das conversas

O menu a seguir vai exibir uma lista de todas as suas conversas, privadas e em grupos. E elas estarão organizadas em ordem decrescente a partir da que mais ocupa espaço de armazenamento.

Selecione a conversa da qual você deseja excluir os vídeos ou quaisquer outras mídias. Como você pode ver, é possível saber o quanto cada tipo de mídia está ocupando na memória do celular. Na sequência, clique em “Liberar espaço”.

4 – Como apagar os vídeos

Agora você só precisa selecionar o item “Vídeos” e clicar em “Apagar itens”. E se quiser excluir mais coisas, é só selecionar as demais caixinhas de arquivos que você deseja apagar. Afinal, você também pode excluir áudios, imagens, figurinhas, e até mesmo as mensagens em si.

Mas atenção: se certifique de selecionar apenas as caixinhas dos itens que você deseja excluir. No exemplo da imagem estão selecionados seis itens, mas se você preferir pode ser mais ou menos que isso. Eles ficarão marcados em verde e com um sinal de visto.

Após selecionar o que quer excluir, clique em “Apagar itens”. Antes de confirmar, você ainda tem a opção de manter as mensagens favoritas. Ou seja, se você tiver favoritado alguma mensagem ou arquivo, você pode escolher se quer excluir isso também ou não. Aí é só clicar em “Limpar mensagens”.

Como apagar vídeos do Whatsapp

Resolvido! Agora é só repetir esse procedimento em todas as outras conversas que você desejar. Quanto mais arquivos desnecessários forem excluídos, mais espaço sobra no seu celular.

Bônus: como impedir o download automático no Whatsapp

Para evitar que o seu celular sobrecarregue de arquivos, uma boa dica é baixar apenas o que você quiser ver. Mas como o padrão do Whatsapp é baixar tudo automaticamente, é preciso configurar para mudar isso.

Se você reparar na imagem do tópico 2 deste artigo, vai perceber que abaixo de “Uso de armazenamento” tem o menu “Download automático de mídia”. Neste exemplo, aliás, nenhum arquivo tem autorização para ser baixado automaticamente, é preciso clicar na mídia para fazer o download.

Quer saber como fazer isso? É bem simples. Siga o mesmo caminho já mostrado até a opção “Download automático de mídia”. Depois marque apenas os tipos de arquivos que você deseja que o Whatsapp baixe automaticamente. E perceba que o procedimento tem que ser repetido para três situações diferentes: ao usar dados móveis, quando estiver conectado ao Wi-Fi, e em roaming.

E vale lembrar que deixar a opção de download automático ativada quando usar o roaming pode aumentar as tarifas da sua operadora, então fique atento.

Felipe Matozo

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e professor de teatro. Cobaia da cultura multitarefas do mundo atual, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content