Chromakey – Como usar o fundo verde nos seus vídeos? Passo a Passo

O chromakey é uma ferramenta comumente utilizada durante a gravação de filmes e vídeos, pois colabora com a aplicação de efeitos visuais gráficos. Desse modo, é possível incluir nas filmagens diversos cenários de acordo com o propósito da gravação.

Nesse caso, o chromakey atua como um fundo falso permitindo que imagens sejam sobrepostas virtualmente. Para isso, o chromakey deve ser composto por uma única cor pré-definida de modo que a edição seja fácil de ser realizada.

Onde encontrar um chromakey?

Por ser usado em grandes estúdios de filmagens o chromakey pode ser considerado um item de alto custo para aquisição. Contudo, engana-se quem pensa assim.

O chromakey está disponível tanto em tecido como em tinta para paredes. Em ambos os casos você pode comprar o material pronto ou improvisar de acordo com sua verba. 

Porém, tenha em mente que a qualidade do material pode interferir no resultado do conteúdo por isso, é importante levar em consideração o custo-benefício na hora de comprar o produto.

Chromakey

Como o chromakey é feito?

Para garantir exatidão o chromakey precisa ter toda sua estrutura em uma única cor. Entre as cores mais comuns para o uso do “fundo falso” estão e, azul, verde e vermelho.

  • Azul: essencial para fotografar ou filmar pessoas, pois gera mais contraste com a tonalidade da pele;
  • Verde: por ser versátil é o mais usado em estúdios e produções cinematográficas. Além disso, absorve o brilho extra de luz e ajuda na edição da imagem;
  • Vermelho: ideal para cenas que precisam evidenciar um objeto de cor totalmente azul ou verde.

A estrutura do chromakey pode ser um pano colorido com as cores mencionadas, ou pode ser uma parede pintada de maneira uniforme. Em todo caso é fundamental que não haja avaria tanto no tecido quanto na pintura.

Esses tons são mais fáceis de serem lidos pelos computadores e, assim, é possível separar os pixels RGB – sigla em inglês para vermelho, verde e azul – do restante da imagem. Com isso, a sobreposição de imagens no vídeo se torna mais prática, fácil e profissional.

Como usar nos vídeos?

Para deixar os seus vídeos mais atrativos, modernos e interessantes é fundamental utilizar o chromakey. Para isso, além da estrutura em azul, verde ou vermelho é importante investir em um programa de edição que suporte o efeito do chromakey.

Entre os programas mais renomados para a edição de vídeos com a técnica de chromakey estão Adobe After Effects, Sony Vegas e Final Cut. Para quem não tem tanta experiência o programa Windows Movie Maker é o mais indicado.

Adobe Premiere

Movie Maker

  • VEJA TAMBÉM

Sony Vegas

Contudo, em todos os casos o processo para trocar o fundo das filmagens é bem simples. Basta selecionar a cor sólida escolhida para o seu chromakey e fazer com que ela fique transparente, ou seja, deixando a imagem nula. Após essa etapa é só incluir a imagem desejada, seja ela estática ou móvel.

Vale ressaltar que a cor escolhida para a composição do chromakey deve contrastar ao máximo com o restante dos elementos, sejam personagens ou objetos. Assim, o recorte do “fundo falso” fica mais simples.

Outra dica essencial é manter uma distância considerável do elemento em foco em relação ao chromakey. Para além, deves-se controlar a iluminação para não haver sombras, contrastes e falhas na hora de compor a edição.

Importância do chromakey

O chromakey é usado nas gravações de vídeos a fim de substituir o fundo da imagem por um cenário desejado. Desse modo, podem ser gravadas cenas fantásticas e repletas de efeitos visuais como explosões, guerras e tiros. 

Alguns exemplos de cenas que utilizaram a técnica do chromakey estão no vídeo, abaixo. Filmes como O Planeta dos Macacos, Transformers, MIB: Homens de Preto, Guerra dos Tronos e tantos outros só foram possíveis de serem realizados por conta da utilização do chromakey.

Paisagens como florestas, oceanos, estradas e até mesmo animais que parecem reais são elaborados com a utilização do chromakey.

Portanto, com o uso do chromakey é possível formular uma série de cenários de acordo com o propósito do seu vídeo. Assim, você torna a gravação e a qualidade do material totalmente ou similar a profissional.

Para isso, basta conhecer melhor todos os procedimentos de edição e seguir as dicas para ter êxito com a aplicação do chromakey.

Lista de Vídeos em Chromackey no Youtube

Raios

Astronauta

Áudio

Versus

Pack de animações

Luzes

Câmera gravando (REC)

Efeito especial de bolhas

Rosquinhas

Pack completo com botões de inscreva-se, curtir o canal e outros

 

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content