7 Bancos de Imagens Grátis e sem marca da água para usar no seu trabalho

A lei de direitos autorais vigente no Brasil protege a criação intelectual de produtos literários, científicos e artísticos. Desta forma, se você é dono de uma foto, e ela for publicada online, a pessoa que usar a mesma foto para algum fim não comercial deverá te dar os devidos créditos. Já se você trabalha com algum tipo de conteúdo audiovisual que exige o uso de mídias externas está sujeito à essas políticas. Aí é que entra o uso dos bancos de imagens e vídeos.

Os bancos de imagens vendem fotos de todos os tipos libertando o comprador dos direitos autorais relacionados àquele trabalho – o mesmo vale para os bancos de vídeos. Assim, você poderá ter mais diversidade e facilidade na hora de encontrar imagem em suas edições.

Confira uma seleção dos melhores na nossa lista abaixo: 

1. New Old Stock

Com uma grande variedade de fotos e imagens gráficas em alta resolução, o New Old Stock é um site de domínio público, que abriga sites de diversos temas.

As imagens são para uso pessoal e não-profissional, podendo serem utilizados em blogs, trabalhos escolares e de faculdade, e vídeos de apresentação profissional. 

2. Superfamous

Com um arquivo gigantesco de fotografias do designer Folkert Gorter, o Superfamous permite que os usuários baixem suas fotografias em alta resolução, pedindo como contrapartida a menção à fonte original das imagens. 

É um ótimo site para quem procura imagens de qualidade profissional, com temas relacionados à paisagem e objetos em aproximação. 

3. Wikimedia Commons

Assim como o Wikipedia que já conhecemos, o Wikimedia é construído pela rede de usuários, sendo possível que qualquer um edite e arquive as imagens dentro do site. 

Uma boa maneira de utilizá-lo é buscando imagens pela sua descrição, selecionando palavras-chave de acordo com o tipo de conteúdo que você está interessado. 

4. Stockvault 

Um dos sites mais intuitivos para buscar imagens de uso gratuito na internet, o Stockvault é bastante procurado por quem não está muito familiarizado com os sites de imagens. 

Criado e mantido por um número bem grande de fotógrafos e artistas visuais, o site é 100% gratuito e oferece informações detalhadas dos arquivos ao clicar em uma imagem. 

5. Unsplash 

Livres de qualquer tipo de direito autoral, as imagens do banco do Unsplash não precisam de menção à fonte das imagens, e podem ser utilizadas mesmo em projetos comerciais.

Sua criação serviu para atender à demanda dos mais diversos tipos de usuários, e oferece ainda serviços de assinatura com novas imagens no seu e-mail periodicamente. 

6. Rawpixel 

Esse site é bastante conhecido pelos usuários de bancos de imagens, pois sua equipe também disponibiliza suas imagens em outros bancos digitais. 

O enorme acervo do Rawpixel conta com fotos, ilustrações, vetores, entre outros formatos bastante utilizados no mundo online.

Embora seja conhecido pelo serviço de download gratuito, também oferece pacotes premium, com outra vastidão de imagens disponíveis para os assinantes. 

7. Freepik

Um dos serviços de download de imagens mais práticos disponíveis, o Freepik guarda mais de um milhão e meio de imagens em seu banco, todas prontas para download imediato.

A estética do site facilita bastante a busca dos usuários. Ao clicar em uma imagem, é possível ver as informações como tipo de imagem, origem e opções de download.

Com tantos serviços diversificados, dificilmente você vai ter problemas ao precisar de imagens para ilustrar seus futuros trabalhos acadêmicos ou vídeos. Existem inúmeros outros sites de busca também gratuitos, vale a pena dar aquele Google e encontrar o que mais de adéqua às suas necessidades. 

Montagem de Vídeos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content