Atalhos do Sony Vegas – Dicas no teclado para facilitar a edição!

Pessoas que trabalham com edição, além de talento e de conhecimento a respeito do programa que utilizam para editar, muitas vezes também precisam lidar com prazos apertados e muita cobrança. Por conta disso, também precisam de agilidade. E é justamente aí que os atalhos, presentes em diversos editores, surgem para dar uma forcinha!

Atalhos do Sony Vegas

Para quem não sabe do que se trata, atalhos nada mais são que combinações de teclas que realizam determinadas funções dentro e fora do programa de edição. Por exemplo, em vez de clicar com o botão direito, navegar nas opções e selecionar “colar”, é possível realizar todo o processo simplesmente segurando a tecla “ctrl” e apertando a letra “v” em seu teclado.

Este é só um exemplo de atalho que facilita não só a vida de editores, mas também de usuários de computadores em geral.

No artigo de hoje, você aprenderá uma grande variedade de atalhos do Sony Vegas, popular programa de edição. Com estes atalhos, sua produtividade certamente aumentará bastante e você conseguirá dar conta de ainda mais projetos de edição!

Atalhos do Sony Vegas

Confira a seguir alguns dos principais atalhos do Sony Vegas. Você não precisará de nenhum programa periférico para realizá-los, apenas de seu teclado, de memória (para decorar cada um deles) e de muita prática!

Tecla “u”

Apenas a tecla “u”, apertada individualmente, já é capaz de realizar uma funcionalidade muito útil: ela é a responsável por separar o áudio do vídeo. Para isso, simplesmente selecione a faixa de vídeo que deseja desassociar e aperte a tecla “u” em seu teclado. Com isto, o áudio será separado do vídeo, e você poderá editar cada um deles individualmente.

Tecla “g”

Por outro lado, a tecla “g” faz exatamente o oposto da tecla “u”. Ou seja, ela é responsável por agrupar elementos que estejam separados. Para isso, basta selecionar os dois ou mais elementos que deseja agrupar num único arquivo e apertar a tecla “g” em seu teclado!

Tecla “s”

Estando com algum elemento selecionado na área de edição, como a faixa de áudio ou de vídeo, apertar a tecla “S” fará com que um corte seja feito onde o a linha estiver alocada. Com isso, você poderá separar partes do seu vídeo, por exemplo, a fim de editá-las separadamente ou simplesmente excluir uma delas.

Ctrl + < ou Ctrl + >

Imagine que você está editando um vídeo de duas horas, está próximo do fim dele e precisa voltar para o início. É possível fazer isso simplesmente retrocedendo a barra de rolagem, mas é contraproducente. Um jeito muito mais fácil de voltar para o começo do vídeo é segurando a tecla “ctrl” e apertando a seta esquerda em seu teclado!

O contrário também é possível: ou seja, segurar “ctrl” e apertar a seta direita para avançar para o final do vídeo. Pode parecer um atalho supérfluo, mas você poupará bastante tempo utilizando este atalho!

Ctrl + z

Este é, talvez, um dos mais úteis atalhos. Sério: este atalho salvará a sua vida em diversas ocasiões!

Mas o que ele tem de tão especial, você deve estar pensando. Segurar a tecla “ctrl” e apertar a letra “z” em seu teclado fará com que a última ação que você realizou seja desfeita! Imagine que você acabou de cometer um deslize grave e apagou uma parte importante dos eu vídeo. Não tem problema, pois o atalho “ctrl + z” fará com que o trecho recém-apagado seja restaurado!

Este atalho serve não apenas no Sony Vegas, também fora dele e em outros editores!

Ctrl + c e Ctrl + v

Estes são os dois atalhos mais famosos. Sabe as ações de copiar e colar determinado arquivo, elemento, texto etc.? Pois é: essas ações podem ser realizadas através de dois atalhos: ctrl + c e ctrl + v!

Para copiar determinado elemento, simplesmente selecione-o em sua área de edição, segure a tecla “ctrl” e aperte a letra “c”. Fazendo isto, o elemento estará copiado.

Em seguida, para colá-lo, simplesmente selecione o local em que deseja inseri-lo, segure a tecla “ctrl” e aperte a letra “v”. Com isto, o elemento copiado será colocado em sua área de edição.

Este atalho serve não apenas no Sony Vegas, também fora dele e em outros editores!

Ctrl + a

Outro atalho bastante útil é a combinação “ctrl + a”. Este atalho serve basicamente para selecionar todos os elementos presentes em sua área de edição.

Agora imagine as possibilidades que este atalho abre: apertar “ctrl + a” para selecionar tudo, depois “ctrl + c” para copiar todos os elementos e, em seguida, “ctrl + v” para colar cópias de todos os elementos na área de edição. Bastante útil, não?!

Tecla “espaço”

A tecla de espaço, esta tecla grande em seu teclado, também tem uma função no Sony Vegas (e fora dele, em qualquer programa ou plataforma de vídeo): reproduzir o vídeo a partir do ponto selecionado.

Colocar a linha em determinado ponto do arquivo que está sendo editado e apertar a tecla “espaço” fará com que o vídeo seja reproduzido. Isto é bastante útil para testar algum trecho que você acabou de editar para ver se ele está como você gostaria.

Caso o vídeo já esteja em reprodução, você pode apertar a tecla “espaço” para pausá-lo, também!

Ctrl + q e Ctrl + shift + q

Estes dois atalhos, bastante semelhantes, são igualmente bastante úteis. Eles servem para inserir novas faixas de áudio ou de vídeo. Nestas faixas, você poderá inserir novos arquivos correspondentes ao formato da faixa.

Para inserir uma nova faixa de áudio, simplesmente segure a tecla “ctrl” e aperte a tecla “q”. Com isto, uma nova faixa em branco será criada.

Já para criar faixas de vídeo, você precisará segurar a tecla “ctrl”, em seguida segurar a tecla “shift” e por fim apertar a tecla “q”. Com isto, uma nova faixa de vídeo, em branco, será criada!

Outros atalhos

Confira a seguir uma lista rápida de outros atalhos que você pode utilizar no Sony Vegas!

  • Criar um novo projeto: Ctrl + N
  • Fechar o projeto atual: Alt + F4
  • Abrir um determinado projeto: Ctrl + O
  • Salvar o projeto: Ctrl + S
  • Mutar as faixas selecionadas: Z
  • Inserir um marcador: M

Veja aqui! Como fazer desenhos no computador 🌉

Veja aqui!!! Quanto ganha um youtuber!!! 😱 😱

Alexandre Garcia

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content