Atalhos do Adobe Premiere – Os mais úteis para economizar tempo

O Adobe Premiere é uma das ferramentas mais populares quando o assunto é edição de vídeos. Isso se deve principalmente pela sua qualidade e relativa facilidade de manuseio do programa.

Mas é claro que apesar de não ser muito difícil trabalhar com o programa, saber usar os atalhos do Adobe Premiere facilitam demais a vida de qualquer editor.

Então, se você começou a usar o programa agora, ou já usa há algum tempo porém nunca se atentou ao detalhe dos atalhos, segue a leitura porque com certeza você irá economizar muito tempo depois dessas dicas.

Começando pelos Atalhos simples

atalhos adobe premiere

Tecla “C” e “V”

Quem trabalha com linha do tempo de vídeo sabe como um dos principais recursos usados é o de corte. Então, para não precisar toda a vez que for cortar um frame mover o cursor até o ícone de corte, aperte a tecla “C” do teclado. Para voltar ao modo de cursor comum basta apertar a tecla “V”.

Ctrl + Z e Ctrl+Shift+Z

Esse atalho é imprescindível para corrigir eventuais erros de corte, e qualquer outro na verdade. Assim como na maioria dos sistemas, no Adobe Premiere o Ctrl+Z também é utilizado para desfazer ações. Sendo assim, não deixa de usar esse atalho sempre que quiser voltar alguns passos atrás na sua edição.

E da mesma forma ao usar o atalho Ctrl+Shift+Z é possível refazer uma ação que foi desfeita. 

Ctrl+S

Esse atalho não deve ser esquecido jamais e usado com frequência durante a edição do seu projeto. Isso porque ele é responsável por ir fazendo o salvamento das suas ações de edições. Dessa forma se de tempos em tempos você for salvando o seu projeto, evita que algo se perca caso haja alguma falha no programa.

E sim, o programa costuma fazer esses salvamento automaticamente, porém para garantir que nada aconteça, não custa nada salvar manualmente também.

Teclas com setas Cima e Baixo

As teclas com as flechinhas de cima e baixo podem ser usadas como atalhos do Adobe Premiere para caminhar rapidamente entre as cenas. Por exemplo, digamos que você tenha três vídeos distintos na sua timeline, as flechas cima e baixo irão sempre para o início de cada vídeo.

Elas são muito práticas para facilitar até mesmo o ponto inicial de cada cena.

Teclas com setas Frente e Trás

Diferente das Cima e Baixo, as flechinhas de frente e trás permitem que o editor navegue com mais precisão entre os frames do vídeo. Frames são as “mini cenas” dentro de cada vídeo. 

Esses atalhos oferecem ainda mais precisão para que os cortes e ajustes sejam feitos.

Atalhos Adobe Premiere Mais Precisos

adobe premiere

Ctrl+L

Todo o material utilizado no Adobe Premiere é importado das pastas de arquivo do computador. Para facilitar essa tarefa de importação, basta utilizar o Ctrl+L, ele fará com que a pasta padrão do sistema abra e você poderá buscar o arquivo que precisa.

Ctrl+A

Muitas vezes durante a edição é necessário arrastar todo o conteúdo da timeline de uma só vez. ENtão, para não precisar selecionar com o mouse inúmeros arquivos, basta usar o atalho Ctrl+A e arrastar os arquivos até o ponto desejado.

Teclas “J”, “K” e “L”

Essas três teclas são responsáveis por aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução do vídeo enquanto se está editando.

Elas correspondem sucessivamente aos atos de retroceder, parar e avançar. Então, sempre que precisar reproduzir o vídeo em maior velocidade basta clicar mais de uma vez nas teclas “J” ou “L” até atingir a velocidade desejada.

Esse é um dos macetes que mais economiza tempo do profissional.

Zoom na Timeline com as teclas “=” e “-”

Se você é iniciante no manuseio do Adobe Premiere irá perceber que muitos cortes precisam de uma precisão cirúrgica. Então, para facilitar essa tarefa você pode dar zoom nos vídeos da timeline. Para isso utilize os atalhos apertando a tecla “=” para mais zoom e “-” para menos.

Ctrl+C e Ctrl+Alt+V

As teclas Ctrl+Alt+V são utilizadas para colar os chamados atributos de uma cena para outra. Então, sempre que uma das cenas da timeline é editado usando efeitos de áudio e vídeo e o editor precisar das mesmas definições em outra cena, basta usar os atalhos Ctrl+C para copiar e o Ctrl+Alt+V para colar apenas essas definições. 

Ctrl+D e Ctrl+Shift+D

Esses atalhos são utilizados para colocar as transições padrão de vídeo e áudio de forma automática nas cenas. Sendo assim, usando o Ctrl+D será adicionado a transição de vídeo “dissolução cruzada” e o Ctrl+Shift+D a transição de áudio “Potência Constante”.

Teclas “I” e “O”

As teclas “I” e “O” são atalhos do Adobe Premiere que selecionam o início e final do trecho a ser utilizado de um vídeo. Então, sempre que selecionar o vídeo que for usar e precisar selecionar apenas um trecho dele basta usar essas teclas para marcar o início e final do trecho. 

Enter

O Enter é o atalho usado para renderizar o vídeo, ou seja, deixá-lo pronto com as modificações feitas e mais dinâmico para continuar a edição.

Ctrl+M

Esse atalho é usado quando a edição é concluída e está na hora de exportar o projeto pronto. O Ctrl+M abre o menu de exportação onde o editor seleciona o formato e outras especificações do vídeo pronto.

Tem dúvidas de como usar os atalhos?

Se mesmo com as dicas acima você ainda tem dúvidas de como usar os atalhos do Adobe Premiere, dê uma olhada nesse vídeo do canal Guga Lamenha

Além de ensinar a usar alguns  que nós indicamos aqui ele dá dicas de ainda mais atalhos para serem utilizados nas suas edições.

Veja também: Como adicionar legendas no Adobe Premiere? Passo a Passo

E então, gostou da nossa seleção de atalhos do Adobe Premiere?

Garantimos que ao utilizar esses macetes você irá economizar muito tempo nas suas edições e terá ainda mais fluidez nos seus projetos.

Deixe seu Comentário

WebGo Content