Adobe After Effects – Como funciona? Avaliação, Download e Dicas de uso

O Adobe After Effects é um dos programas de edição da Adobe, disponível na Creative Cloud. Esse programa foi criado em 1993 e incorporado ao pacote Adobe em 1995. Sua fama é tanta que ele é utilizado até mesmo em produções cinematográficas. Seu principal objetivo é fazer edições no vídeo para dar acabamento e finalizar a mídia antes de ir ao ar. Ele tem sofrido modificações a cada ano para facilitar seu uso e adicionar efeitos modernos e inovados ao conteúdo digital.

Cada vez mais o Marketing Digital tem se tornado a principal forma de divulgação de produtos e serviços. Além disso, muitas profissões hoje em dia são baseadas na produção de conteúdo online, principalmente de vídeos e imagens, como os Youtubers e Blogueiros. Utilizando imagens e vídeos que possuem efeitos especiais, o conteúdo se torna mais atrativo e suas chances de atrair clientes e se destacar entre os concorrentes aumentam. Por conta disso, programas que fazem a edição de vídeos e imagens tem se tornado cada vez mais inovadores e alguns são bem práticos para serem compreendidas mesmo por videomakers amadores.

Confira abaixo mais detalhes sobre o Adobe After Effects e aprenda os primeiros passos com essa poderosa ferramenta de edição e animação:

Recursos disponíveis

O principal diferencial desse programa é que ele contém uma vasta biblioteca de efeitos que podem ser adicionados ao seu vídeo para deixa-lo mais atraente. Além disso, ele possui a função de criar efeitos em 3D, uma das maiores novidades em conteúdo digital dos últimos anos. Além disso, ele permite a criação de vinhetas e outros elementos gráficos, como efeitos de realidade virtual.

Outro recurso interessante é que ele é associado aos outros aplicativos da Creative Cloud, também da Adobe. Por isso, ele permite uma edição minuciosa do vídeo. Ele permite utilizar o Dynamic Link para eliminar a renderização intermediária entre aplicativos, e também importar arquivos do Photoshop, do Illustrator, do Character Animator, do Adobe XD e do Animate. O programa também pode ser utilizado em conjunto com outros membros da equipe que estejam em qualquer lugar, bem como utilizar integrações com mais de 300 parceiros de software e hardware.

Criação de animações e infográficos

Animação After Effects

Criação de efeitos especiais de cinema

Efeitos Especiais After Effects

Modelagem de vídeos em 3D

Adobe After Effects Efeitos

Lista de todos os recursos disponíveis no vídeo:

Avaliação do programa 

Apesar de conter diversos recursos modernos e atrativos, o programa é um pouco complexo para iniciantes. Assim, ele é mais indicado para ser utilizado por profissionais. Por outro lado, pessoas que são interessadas no assunto, mas não possuem formação profissional na área, podem usufruir dos inúmeros tutoriais disponíveis na internet. Uma segunda alternativa é utilizar os templates prontos disponibilizados pelo programa para facilitar na montagem do vídeo.

Outra característica do programa que não é acessível para iniciantes é que o programa exige um computador com alta capacidade de processamento e memória. Principalmente se quiser produzir vídeos em 3D ou 4K. Para criação de vinhetas e edições simples, o programa roda facilmente no notebook.

Dessa forma, o programa é considerado um dos melhores do nicho de edição, com a única desvantagem de ser melhor usufruído por pessoas com treinamento específico.

Além disso, como o programa é pago, o ideal é baixar o programa com a intenção real de utiliza-lo, fazer um curso para aprender ou estudar os tutoriais disponíveis a risca para não gastar dinheiro à toa.

Na avaliação no site de download Baixaki, por exemplo, a nota dada pelos usuários é de 7 em 10.

Tendo em vista os pontos levantados, o Adobe After Effects é um programa de muita qualidade que permite a criação de mídias atrativas e diferenciais de conteúdo, embora não seja simples de ser utilizado por iniciantes.

Vantagens

Como todo programa, o Adobe After Effects possui vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, destacamos:

  • Diversidade de recursos e ferramentas;
  • Interface simples;
  • Integração com outros aplicativos da Creative Cloud, como o Adobe Premiere;
  • Edita vídeos com alta qualidade.

Desvantagens

  • After Effects é complexo para iniciantes;
  • Programa pago.

Compare com outros editores:

Preços

O custo para ter o Adobe After Effects é de R$90,00 por mês. Para ter todos os aplicativos do pacote Adobe, o valor é de R$124,00 por mês.

Como fazer o download

Para fazer o download do programa, basta acessar o site da Adobe, acesse-o pelo botão abaixo com segurança:

Montagem de Vídeos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content